Título: | Calibração de um dispositivo para ensaio de esmagamento de tetos veiculares com base na norma FMVSS 216a (roof crush) |
Autor(es): | Barcelos Júnior, João Marcos Hilário |
Orientador(es): | Oliveira, Alessandro Borges de Sousa |
Coorientador(es): | Silva, Rita de Cássia |
Assunto: | Automóveis - sistemas de segurança Automóveis - dispositivos protetores Segurança veicular Capotamento |
Data de apresentação: | 24-Fev-2023 |
Data de publicação: | 9-Ago-2023 |
Referência: | BARCELOS JÚNIOR, João Marcos Hilário. Calibração de um dispositivo para ensaio de esmagamento de tetos veiculares com base na norma FMVSS 216a (roof crush). 2023. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Uma das abordagens utilizadas por órgãos competentes e pela indústria automotiva
para avaliar a segurança passiva em veículos submetidos ao capotamento é por meio
da resistência ao esmagamento do teto. Essa avaliação é baseada nos procedimentos
constantes na norma internacional FMVSS 216a, que estabelece critérios mínimos de
produto para garantir a redução do número de mortes e lesões graves decorrentes do
capotamento veicular em que há elevada intrusão. Em trabalhos anteriores de
iniciação científica do autor, realizou-se o desenvolvimento e construção de um
dispositivo de testes para operar segundo a norma FMVSS 216a. A maior parte da
estrutura mecânica da bancada de testes foi construída no Laboratório GMSSA do
prédio LDTEA no Campus UnB Gama com sucesso ainda nos trabalhos de iniciação
científica. Entretanto, antes da realização do presente trabalho ainda havia a
necessidade de tornar o dispositivo capaz de realizar os ensaios conforme os
procedimentos estabelecidos em norma. Sendo assim, neste trabalho apresenta-se
as etapas necessárias para tornar o dispositivo Roof Crush operável. Para tanto, é
mostrada a montagem, os testes e a calibração dos sistemas de medição das
grandezas relevantes para o ensaio de esmagamento. Realizou-se também testes
iniciais com o dispositivo e este se encontra capaz de realizar os ensaios para os quais
foi projetado. Apresenta-se, por fim, os resultados relevantes para avaliação de
desempenho do dispositivo, bem como sugestões para trabalhos futuros e boas
práticas a serem seguidas durante a operação do equipamento. |
Abstract: | One of the approaches used by competent institutes and the automotive industry to
assess passive safety in vehicles subject to rollover is through the crushing strength of
the roof. This assessment is based on the procedures contained in the international
standard FMVSS 216a, which establishes minimum product criteria to ensure the
reduction in the number of deaths and serious injuries resulting from vehicle rollovers
in which there is a high intrusion. In previous works of scientific initiation by the author,
the development and construction of a test device to operate according to the FMVSS
216a standard was carried out. Most of the mechanical structure of the test bench was
built in the GMSSA Laboratory of the LDTEA building on the UnB Gama Campus, with
success still in the scientific initiation work. However, before carrying out this work,
there was still a need to make the device capable of perfoming the tests according to
the procedures established in the standard. Therefore, this work presents the
necessary steps to make the Roof Crush device operable. It was also possible to
perform the initial tests with the device and it is capable of performing the tests for
which it was designed for. Finally, the relevant results for evaluating the performance
of the device are presented, as well as suggestions for future work and good practices
to be followed during the operation of the equipment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.