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Título: Calibração de um dispositivo para ensaio de esmagamento de tetos veiculares com base na norma FMVSS 216a (roof crush)
Autor(es): Barcelos Júnior, João Marcos Hilário
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
Coorientador(es): Silva, Rita de Cássia
Assunto: Automóveis - sistemas de segurança
Automóveis - dispositivos protetores
Segurança veicular
Capotamento
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 9-Ago-2023
Referência: BARCELOS JÚNIOR, João Marcos Hilário. Calibração de um dispositivo para ensaio de esmagamento de tetos veiculares com base na norma FMVSS 216a (roof crush). 2023. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Uma das abordagens utilizadas por órgãos competentes e pela indústria automotiva para avaliar a segurança passiva em veículos submetidos ao capotamento é por meio da resistência ao esmagamento do teto. Essa avaliação é baseada nos procedimentos constantes na norma internacional FMVSS 216a, que estabelece critérios mínimos de produto para garantir a redução do número de mortes e lesões graves decorrentes do capotamento veicular em que há elevada intrusão. Em trabalhos anteriores de iniciação científica do autor, realizou-se o desenvolvimento e construção de um dispositivo de testes para operar segundo a norma FMVSS 216a. A maior parte da estrutura mecânica da bancada de testes foi construída no Laboratório GMSSA do prédio LDTEA no Campus UnB Gama com sucesso ainda nos trabalhos de iniciação científica. Entretanto, antes da realização do presente trabalho ainda havia a necessidade de tornar o dispositivo capaz de realizar os ensaios conforme os procedimentos estabelecidos em norma. Sendo assim, neste trabalho apresenta-se as etapas necessárias para tornar o dispositivo Roof Crush operável. Para tanto, é mostrada a montagem, os testes e a calibração dos sistemas de medição das grandezas relevantes para o ensaio de esmagamento. Realizou-se também testes iniciais com o dispositivo e este se encontra capaz de realizar os ensaios para os quais foi projetado. Apresenta-se, por fim, os resultados relevantes para avaliação de desempenho do dispositivo, bem como sugestões para trabalhos futuros e boas práticas a serem seguidas durante a operação do equipamento.
Abstract: One of the approaches used by competent institutes and the automotive industry to assess passive safety in vehicles subject to rollover is through the crushing strength of the roof. This assessment is based on the procedures contained in the international standard FMVSS 216a, which establishes minimum product criteria to ensure the reduction in the number of deaths and serious injuries resulting from vehicle rollovers in which there is a high intrusion. In previous works of scientific initiation by the author, the development and construction of a test device to operate according to the FMVSS 216a standard was carried out. Most of the mechanical structure of the test bench was built in the GMSSA Laboratory of the LDTEA building on the UnB Gama Campus, with success still in the scientific initiation work. However, before carrying out this work, there was still a need to make the device capable of perfoming the tests according to the procedures established in the standard. Therefore, this work presents the necessary steps to make the Roof Crush device operable. It was also possible to perform the initial tests with the device and it is capable of performing the tests for which it was designed for. Finally, the relevant results for evaluating the performance of the device are presented, as well as suggestions for future work and good practices to be followed during the operation of the equipment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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