Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Rafael Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Souza, João Gabriel Paulino de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, João Gabriel Paulino de. Desenvolvimento de sistema de direção para simulador de dinâmica veicular. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O programa ROTA 2030 é um programa brasileiro que tem como objetivo prático o fomento ao desenvolvimento da indústria automotiva nacional. Nesse contexto, parceria
entre empresas e universidades foram criadas para incentivo à pesquisa e desenvolvimento
bem como para se trazer inovação à industria brasileira. Nesse ínterim, como fruto da
parceria entre a Universidade de Brasília e empresas parceiras, o presente trabalho traz o
projeto e desenvolvimento de um cockpit para simulação veicular montado sobre o chassi
de um veículo comercial, bem como um estudo de cinemática de direção aplicado ao simulador em questão. Esse desenvolvimento será realizado a partir de um veículo FIAT Toro
do qual serão removidos sistemas de powertrain, drivetrain, além de alterações no conjunto de direção ao qual será implementado um motor de resposta de direção. Os conceitos
aplicados para alteração do sistema de direção seguem modelos matemáticos encontrados em bibliografias sobre sistema de direção de veículos de passeio e são desenvolvidos
utilizando softwares de modelagem 3D, de cálculo numérico e de Método dos Elementos
Finitos. O presente trabalho apresenta a metodologia utilizada no projeto e mostra que
seu desenvolvimento, apesar de utilizar assuntos comuns, consiste em um processo pouco
trivial e que exige elevada compreensão dos conceitos envolvidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de sistema de direção para simulador de dinâmica veicular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T14:13:53Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T14:13:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35407 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pinto, André Murillo de Almeida | - |
dc.description.abstract1 | The ROTA 2030 program is a Brazilian program that has the practical objective of fostering the development of the domestic automotive industry. In this context, partnerships
between companies and universities were created to encourage research and development
as well as to bring innovation to the Brazilian industry. Meanwhile, as a result of the
partnership between the University of Brasilia and partner companies, the present work
brings the project and development of a cockpit for vehicular simulation mounted on the
chassis of a commercial vehicle, as well as a study of driving kinematics applied to the
simulator in question. This development will be based on a FIAT Toro vehicle, from which
the powertrain and drivetrain systems will be removed, as well as changes in the steering
assembly, to which a steering response engine will be implemented. The concepts applied
to alter the steering system follow mathematical models found in bibliographies about
passenger car steering system and are developed using 3D modeling, numerical calculation and Finite Element Method softwares. This paper presents the methodology used in
the project and shows that its development, despite using common concepts, consists of a
process that is not very trivial and requires a high level of understanding of the concepts
involved. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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