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dc.contributor.advisorSilva, Rafael Rodrigues da-
dc.contributor.authorSouza, João Gabriel Paulino de-
dc.identifier.citationSOUZA, João Gabriel Paulino de. Desenvolvimento de sistema de direção para simulador de dinâmica veicular. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO programa ROTA 2030 é um programa brasileiro que tem como objetivo prático o fomento ao desenvolvimento da indústria automotiva nacional. Nesse contexto, parceria entre empresas e universidades foram criadas para incentivo à pesquisa e desenvolvimento bem como para se trazer inovação à industria brasileira. Nesse ínterim, como fruto da parceria entre a Universidade de Brasília e empresas parceiras, o presente trabalho traz o projeto e desenvolvimento de um cockpit para simulação veicular montado sobre o chassi de um veículo comercial, bem como um estudo de cinemática de direção aplicado ao simulador em questão. Esse desenvolvimento será realizado a partir de um veículo FIAT Toro do qual serão removidos sistemas de powertrain, drivetrain, além de alterações no conjunto de direção ao qual será implementado um motor de resposta de direção. Os conceitos aplicados para alteração do sistema de direção seguem modelos matemáticos encontrados em bibliografias sobre sistema de direção de veículos de passeio e são desenvolvidos utilizando softwares de modelagem 3D, de cálculo numérico e de Método dos Elementos Finitos. O presente trabalho apresenta a metodologia utilizada no projeto e mostra que seu desenvolvimento, apesar de utilizar assuntos comuns, consiste em um processo pouco trivial e que exige elevada compreensão dos conceitos envolvidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - projetos e construçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de sistema de direção para simulador de dinâmica veicularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T14:13:53Z-
dc.date.available2023-08-09T14:13:53Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35407-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPinto, André Murilo de Almeida-
dc.description.abstract1The ROTA 2030 program is a Brazilian program that has the practical objective of fostering the development of the domestic automotive industry. In this context, partnerships between companies and universities were created to encourage research and development as well as to bring innovation to the Brazilian industry. Meanwhile, as a result of the partnership between the University of Brasilia and partner companies, the present work brings the project and development of a cockpit for vehicular simulation mounted on the chassis of a commercial vehicle, as well as a study of driving kinematics applied to the simulator in question. This development will be based on a FIAT Toro vehicle, from which the powertrain and drivetrain systems will be removed, as well as changes in the steering assembly, to which a steering response engine will be implemented. The concepts applied to alter the steering system follow mathematical models found in bibliographies about passenger car steering system and are developed using 3D modeling, numerical calculation and Finite Element Method softwares. This paper presents the methodology used in the project and shows that its development, despite using common concepts, consists of a process that is not very trivial and requires a high level of understanding of the concepts involved.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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