Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Els, Rudi Henri Van | - |
dc.contributor.author | Gusmão, Gustavo Canedo | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Gustavo Canedo. Projeto de um sistema de monitoramento para veículo híbrido. 2023. 126 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Veículos modernos, sejam eles elétricos, híbridos ou à combustão interna, exigem um
número de sensores cada vez maior para manter a segurança, eficiência e conforto de todo
o sistema. Mas em especial para veículos que possuem tração elétrica, por dependerem
de baterias para seu funcionamento, a instrumentação tem se mostrado essencial para
transmitir confiança com relação à autonomia, diminuindo assim a rejeição popular a
essas tecnologias.
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados
de um veículo híbrido elétrico, visando entender o estado de funcionamento do mesmo,
sendo usado como objeto de estudo o carro de golfe híbrido da Universidade de Brasília
- Faculdade do Gama.
A partir da classificação do veículo de estudo em subsistemas, foi realizada uma avaliação
dos parâmetros de interesse para o entendimento do estado de funcionamento do carro,
permitindo assim definir os dados a serem coletados pelo sistema. O micro-controlador
ATmega2560 foi escolhido baseando-se em parâmetros como custo, documentação, memória, processamento e entradas analógicas. Com o diagrama de blocos do sistema finalizado,
sensores e componentes foram escolhidos para atender os requisitos do projeto, permitindo
assim o desenvolvimento da placa de circuito impresso (PCB) e elementos mecânicos. Este
sistema foi nomeado como COLUMBUS e incluí sensores de tensão, corrente, temperatura e velocidade. Além destes, possui datalogeer interno em cartão SD, serial e Bluetooth,
permitindo maior comodidade para extração dos dados. O sistema COLUMBUS também
conta com células de carga para medição de massa de combustível consumido pelo veículo. Por fim, sistema de diagnostico de funcionamento, contando com LED de indicação
e buzzer.
O sistema COLUMBUS foi ensaiado no veículo de estudo, levantando dados como tensão
das baterias, corrente consumida pelo motor elétrico e velocidade das rodas. Verificou-se
que, devido a interferência do motor-gerador, o sistema COLUMBUS não pode monitorar
esse subsistema, sendo os ensaios realizados apenas no modo elétrico do veículo. Sugerese o completo isolamento do motor-gerador e sistema COLUMBUS, podendo-se utilizar
protocolos de comunicação mais robustos, como o protocolo CAN. Com os ensaios, foi
possível obter valores fidedignos dos parâmetros avaliados, inclusive observando eventos
como o cut-off de uma das baterias do veículo. Chegou-se a conclusão que o sistema
COLUMBUS é capaz de adquirir os parâmetros ensaiados, apresentando uma visão geral
do estado de funcionamento do sistema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos híbridos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.title | Projeto de um sistema de monitoramento para veículo híbrido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T13:37:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T13:37:03Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35406 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Modern vehicles whether electric, hybrid or internal combustion, require an increasing
number of sensors to maintain the safety, efficiency and comfort of the entire system. But
especially for vehicles that have electric traction, as they depend on batteries for their
operation, instrumentation has proven to be essential to restore confidence of autonomy,
thus reducing popular rejection of these technologies.
The objective of this work is the development of a data acquisition system for a hybrid
electric vehicle, in order to understand its operating state, using the hybrid golf car of the
Universidade de Brasília - Faculdade do Gama as the object of study.
Starting from the classification of the study vehicle into subsystems, an evaluation of the
parameters of interest was carried out to understand the car’s operating state, consequently allowing to define what data to be collected by the system. The ATmega2560
microcontroller was chosen based on parameters such as cost, documentation, memory,
processing and analog inputs. With the block diagram of the system finalized, sensors and
components were chosen to meet the project requirements, thus allowing the development
of the motherboard. printed circuit board (PCB) and mechanical elements. This system
was named COLUMBUS and included voltage, current, temperature and speed sensors.
In addition to these, it has an internal SD card datalogeer, serial and Bluetooth, allowing greater convenience for data extraction. The COLUMBUS system also has load cells
to measure the mass of fuel consumed by the vehicle. Finally, a functioning diagnostic
system, with LED indicator and buzzer.
The COLUMBUS system was tested in the study vehicle, collecting data such as battery
voltage, current consumed by the electric motor and wheel speed. It was verified that,
due to the interference of the electric generator, the COLUMBUS system cannot monitor
this subsystem, being the tests carried out only in the electric mode of the vehicle. It
is suggested the complete isolation of the electric generator and COLUMBUS system,
being able to use more robust communication protocols, such as the CAN protocol. With
the tests, it was possible to obtain reliable values of the evaluated parameters, including
observing events such as the cut-off of one of the vehicle’s batteries. It was concluded
that the COLUMBUS system is capable of acquiring the tested parameters, presenting
an overview of the system’s operating state. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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