Título: | Análise estrutural de um chassi de Kart : aplicando o método dos elementos finitos para quantificar a interferência da barra anti-rolagem |
Autor(es): | Mesquita, Giuliano Alves |
Orientador(es): | Anflor, Carla Tatiana Mota |
Assunto: | Kart Chassi veicular Método dos elementos finitos |
Data de apresentação: | 25-Jul-2023 |
Data de publicação: | 9-Ago-2023 |
Referência: | MESQUITA, Giuliano Alves. Análise estrutural de um chassi de Kart: aplicando o método dos elementos finitos para quantificar a interferência da barra anti-rolagem. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esse trabalho consiste em analisar um chassi de kart destinado a corridas.
Apesar de serem utilizados em competições, a dinâmica veicular e a deformação
estrutural dessa subclasse de veículos é pouco estudada. Desta maneira, um modelo
foi criado em ambiente computacional e o método dos elementos finitos foi escolhido
para calcular os esforços. As cargas externas atuantes foram determinadas por meio
dos conceitos teóricos e testes práticos, os parâmetros do kart foram baseados nos
dados da Confederação Brasileira de Automobilismo e na fabricante. Com o objetivo
de estudar o comportamento estrutural em uma situação de curva, o campo de
tensões, deformações e frequências naturais da estrutura foram obtidos com o auxílio
de simulações numéricas. Três grandes tipos de análise foram escolhidos: estática,
considerando os suportes, forças externas e propriedades do material; modal,
considerando a geometria e o contato entre as peças para obter os modos de vibração
e a análise de fadiga. |
Abstract: | This study entails the analysis of a kart chassis designed for racing purposes. Despite
its utilization in competitive events, the vehicle dynamics and structural deformation
characteristics of this specific vehicle subclass have received limited scholarly
attention. Therefore, a computational model was developed, employing the finite
element method to compute the applied forces. The determination of external loads
was achieved through theoretical concepts and practical tests, while the kart
parameters were derived from data provided by the Brazilian Motorsport Confederation
and the manufacturer. In order to investigate the structural behavior under cornering
conditions, numerical simulations were employed to obtain stress fields, deformations,
and natural frequencies of the structure. Three primary types of analysis were selected
for investigation: static analysis, incorporating supports, external forces, and material
properties; modal analysis, considering geometry and inter-component contact to
ascertain vibration modes; and fatigue analysis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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