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2023_GiulianoAlvesMesquita_tcc.pdf2,76 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAnflor, Carla Tatiana Mota-
dc.contributor.authorMesquita, Giuliano Alves-
dc.identifier.citationMESQUITA, Giuliano Alves. Análise estrutural de um chassi de Kart: aplicando o método dos elementos finitos para quantificar a interferência da barra anti-rolagem. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho consiste em analisar um chassi de kart destinado a corridas. Apesar de serem utilizados em competições, a dinâmica veicular e a deformação estrutural dessa subclasse de veículos é pouco estudada. Desta maneira, um modelo foi criado em ambiente computacional e o método dos elementos finitos foi escolhido para calcular os esforços. As cargas externas atuantes foram determinadas por meio dos conceitos teóricos e testes práticos, os parâmetros do kart foram baseados nos dados da Confederação Brasileira de Automobilismo e na fabricante. Com o objetivo de estudar o comportamento estrutural em uma situação de curva, o campo de tensões, deformações e frequências naturais da estrutura foram obtidos com o auxílio de simulações numéricas. Três grandes tipos de análise foram escolhidos: estática, considerando os suportes, forças externas e propriedades do material; modal, considerando a geometria e o contato entre as peças para obter os modos de vibração e a análise de fadiga.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordKartpt_BR
dc.subject.keywordChassi veicularpt_BR
dc.subject.keywordMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleAnálise estrutural de um chassi de Kart : aplicando o método dos elementos finitos para quantificar a interferência da barra anti-rolagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T12:54:04Z-
dc.date.available2023-08-09T12:54:04Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35405-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study entails the analysis of a kart chassis designed for racing purposes. Despite its utilization in competitive events, the vehicle dynamics and structural deformation characteristics of this specific vehicle subclass have received limited scholarly attention. Therefore, a computational model was developed, employing the finite element method to compute the applied forces. The determination of external loads was achieved through theoretical concepts and practical tests, while the kart parameters were derived from data provided by the Brazilian Motorsport Confederation and the manufacturer. In order to investigate the structural behavior under cornering conditions, numerical simulations were employed to obtain stress fields, deformations, and natural frequencies of the structure. Three primary types of analysis were selected for investigation: static analysis, incorporating supports, external forces, and material properties; modal analysis, considering geometry and inter-component contact to ascertain vibration modes; and fatigue analysis.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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