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Título: Estudo dos parâmetros de medição dos fluxos de ar, água e combustível, para bancadas de ensaio de motores de combustão interna
Autor(es): Frejat, Fernando Pavie
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Veículos automotores
Combustíveis
Motores de combustão interna
Data de apresentação: 11-Jul-2023
Data de publicação: 8-Ago-2023
Referência: FREJAT, Fernando Pavie. Estudo dos parâmetros de medição dos fluxos de ar, água e combustível, para bancadas de ensaio de motores de combustão interna. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A redução de emissões do escapamento de veículos automotores ainda é pauta em todo o mundo. Os combustíveis fósseis, ainda presentes na grande maioria dos veículos automotivos, são um dos fatores das emissões de gás carbônico na atmosfera. Sua substituição por fontes renováveis de combustíveis foi o principal motivo para o surgimento do Projeto Biogás, do Programa Rota 2030. O Projeto propõe a substituição do etanol, atual combustível do motor EA 211 1.0L MPI, da Volkswagen, para o biometano. Para que essa substituição seja possível, deve-se entender os parâmetros do motor, para que seja possível alterar sua performance e eficiência a partir de ensaios na bancada de testes. Primeiramente, o motor foi instalado na bancada, depois foi feita a adaptação para que recebesse GNV (Gás Natural Veicular) como combustível alternativo. A partir disto, os parâmetros estudados são as vazões de ar, combustível líquido e gasoso, e fluido de arrefecimento. O sistema de medição de vazão de ar foi implementado e calibrado utilizando uma caixa amortecedora de pulsos, placa de orifício, manômetro diferencial e aparato com fluxo constante. A medição do fluxo de etanol utilizou-se a medição gravimétrica. O fluxo de combustível gasoso foi obtido a partir do software de injeção. O fluido de arrefecimento foi calculado a partir da bomba d’água presente no motor. Durante o ensaio, a FuelTech, ECU presente no laboratório, obteve dados dos sensores de pressão e temperatura do ar, além da vazão de combustível e relação ar-combustível da mistura. Após os resultados obtidos, os valores calculados experimentalmente e os apresentados pela ECU foram comparados e foi calculado o desvio padrão. Os resultados do fluxo de ar convergiram com os apresentados pela ECU. Os dados de vazão de etanol divergiram dos apresentados pela FuelTech nas rotações 3000 e 4000 RPM. Nas demais rotações, os valores convergiram. Já o ensaio de GNV teve seus valores de lâmbda com grandes oscilações em baixas rotações, até 3000 RPM. Para as rotações mais altas, os dados foram estáveis, mantendo uma mistura rica. Concluiu-se do trabalho que o ensaio de vazão de ar foi concluído pois o sistema foi calibrado e os dados convergiram com os dos sensores do motor. O ensaio de combustível teve seu sistema de medição aplicado, porém ocorreram erros em duas rotações, indicando algum erro na injeção ou na leitura da sonda lâmbda. O ensaio de GNV foi bem sucedido apenas em altas rotações, mostrando que o sistema necessita de correções para as baixas.
Abstract: The reduction of exhaust emissions from motor vehicles is still an agenda around the world. Fossil fuels, still present in the vast majority of automotive vehicles, are one of the factors of carbon dioxide emissions into the atmosphere. Its replacement by renewable fuel sources was the main reason for the emergence of the Biogas Project of the Rota 2030 Program. The Project proposes the replacement of ethanol, the current fuel used in the EA 211 1.0L MPI engine, by Volkswagen, for biomethane. For this replacement to be possible, the engine parameters must be understood so that it is possible to change its performance and efficiency from tests on the test bench. First, the engine was installed on the bench, and the adaptation was made to receive GNV (Gás Natural Veicular) as an alternative fuel. From this, the parameters to be studied are the airflow rates, liquid and gaseous fuel, and coolant fluid. The airflow measurement system was implemented and calibrated using a pulse-dampening box, orifice plate, differential manometer, and apparatus with constant flow. Ethanol flow measurement used gravimetric measurement. The gaseous fuel flow was obtained from the injection software. The coolant fluid was calculated from the water pump present in the engine. During the test, FuelTech, the ECU present in the laboratory, obtained data from the air pressure and temperature sensors, as well as fuel flow and air-fuel ratio of the mixture. After the obtained results, the calculated values experimentally were compared with those presented by the ECU, and the standard deviation was calculated. The airflow results converged with those presented by the ECU. Ethanol flow data differed from those presented by FuelTech at 3000 and 4000 RPM rotations. In the other rotations, the values converged. Test running GNV had lambda values with large oscillations at low rotations, up to 3000 RPM. For the highest revs, the data was stable, maintaining a rich mixture. It was concluded from the work that the airflow test was completed because the system was calibrated, and the data converged with those of the engine sensors. The fuel test had its measurement system applied, but errors occurred in two rotations, indicating an error in the injection or the reading of the lambda probe. The GNV test was successful only at high speeds, showing that the system needs corrections for low speeds.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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