Título: | O ensino dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social nos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Nádia Vitória da |
Orientador(es): | Goin, Mariléia |
Assunto: | Serviço social Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Data de apresentação: | 22-Jun-2023 |
Data de publicação: | 7-Ago-2023 |
Referência: | SILVA, Nádia Vitória da. O ensino dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social nos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior do Distrito Federal. 2023. 150 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os Fundamentos do Serviço Social vêm sofrendo reordenamentos na sua concepção
desde a aprovação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, de 1996. De lá para cá, muito se
avançou na construção conceitual dialética e ontológica dos Fundamentos – e por
consequência, da apreensão das disciplinas de Fundamentos Históricos e
Teórico-Metodológicos. É a partir disso e dos desafios interpostos no decorrer desses 27 anos,
que o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o ensino dos
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social no Distrito Federal, de
modo a apreender como têm sido abordados pelas Instituições de Ensino (IES), por meio dos
Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do curso de Serviço Social, em instituições públicas e
privadas, presenciais e à distância, no Distrito Federal. A partir do método materialista
histórico e dialético, a metodologia utilizada parte de revisão bibliográfica sobre os
fundamentos do Serviço Social e suas categorias transversais; e de pesquisa documental,
essencialmente nas Diretrizes Curriculares e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Serviço
Social do Distrito Federal, seja presencial ou à distância, público ou privado. Os resultados do
estudo apontam que a falta de transparência e publicidade dos Projetos Pedagógicos dos
Cursos não só comprometem o acesso à informação de pessoas que têm interesse ou de
discentes dos cursos, como invisibiliza o monitoramento de como a formação profissional
vem sendo constituída no âmbito do Distrito Federal. As poucas informações disponíveis
demonstram preocupação sobre a temática da pesquisa, principalmente porque no ensino dos
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos ainda prevalece a lógica cronológica e
etapista temporal, em detrimento da incorporação dialética, prevista nas Diretrizes de 1996. |
Abstract: | The Foundations of Social Work have undergone reorganizations in their conception
since the approval of the Curricular Guidelines by ABEPSS in 1996. Since then, much
progress has been made in the dialectical and ontological conceptual construction of the
Foundations – and consequently, in the understanding of the disciplines of Historical and
Theoretical-Methodological Foundations. Based on this and the challenges encountered over
the past 27 years, the present thesis aims to analyze the teaching of Historical and
Theoretical-Methodological Foundations of Social Work in the Federal District, in order to
understand how they have been approached by Educational Institutions (IEs), through the
Course Pedagogical Projects (CPP) of the Social Work program, in public and private
institutions, both in-person and distance education, in the Federal District. Employing the
historical and dialectical materialist method, the methodology used begins with a literature
review on the foundations of Social Work and its transversal categories, and documentary
research, primarily focusing on the Curricular Guidelines and Pedagogical Projects of the
Social Work programs in the Federal District, whether in-person or distance, public or private.
The study's findings indicate that the lack of transparency and publicity regarding the Course
Pedagogical Projects not only hinders access to information for interested individuals or
students, but also obscures the monitoring of how professional training is being shaped in the
context of the Federal District. The limited available information demonstrates concern about
the research theme, mainly because the teaching of Historical and Theoretical-Methodological
Foundations still predominantly adheres to a chronological and temporal stage-based logic,
neglecting the dialectical incorporation outlined in the 1996 Guidelines. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.