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dc.contributor.advisorGoin, Mariléia-
dc.contributor.authorSilva, Nádia Vitória da-
dc.identifier.citationSILVA, Nádia Vitória da. O ensino dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social nos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior do Distrito Federal. 2023. 150 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs Fundamentos do Serviço Social vêm sofrendo reordenamentos na sua concepção desde a aprovação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, de 1996. De lá para cá, muito se avançou na construção conceitual dialética e ontológica dos Fundamentos – e por consequência, da apreensão das disciplinas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos. É a partir disso e dos desafios interpostos no decorrer desses 27 anos, que o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o ensino dos Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social no Distrito Federal, de modo a apreender como têm sido abordados pelas Instituições de Ensino (IES), por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do curso de Serviço Social, em instituições públicas e privadas, presenciais e à distância, no Distrito Federal. A partir do método materialista histórico e dialético, a metodologia utilizada parte de revisão bibliográfica sobre os fundamentos do Serviço Social e suas categorias transversais; e de pesquisa documental, essencialmente nas Diretrizes Curriculares e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Serviço Social do Distrito Federal, seja presencial ou à distância, público ou privado. Os resultados do estudo apontam que a falta de transparência e publicidade dos Projetos Pedagógicos dos Cursos não só comprometem o acesso à informação de pessoas que têm interesse ou de discentes dos cursos, como invisibiliza o monitoramento de como a formação profissional vem sendo constituída no âmbito do Distrito Federal. As poucas informações disponíveis demonstram preocupação sobre a temática da pesquisa, principalmente porque no ensino dos Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos ainda prevalece a lógica cronológica e etapista temporal, em detrimento da incorporação dialética, prevista nas Diretrizes de 1996.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleO ensino dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social nos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T11:49:24Z-
dc.date.available2023-08-07T11:49:24Z-
dc.date.submitted2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35363-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Foundations of Social Work have undergone reorganizations in their conception since the approval of the Curricular Guidelines by ABEPSS in 1996. Since then, much progress has been made in the dialectical and ontological conceptual construction of the Foundations – and consequently, in the understanding of the disciplines of Historical and Theoretical-Methodological Foundations. Based on this and the challenges encountered over the past 27 years, the present thesis aims to analyze the teaching of Historical and Theoretical-Methodological Foundations of Social Work in the Federal District, in order to understand how they have been approached by Educational Institutions (IEs), through the Course Pedagogical Projects (CPP) of the Social Work program, in public and private institutions, both in-person and distance education, in the Federal District. Employing the historical and dialectical materialist method, the methodology used begins with a literature review on the foundations of Social Work and its transversal categories, and documentary research, primarily focusing on the Curricular Guidelines and Pedagogical Projects of the Social Work programs in the Federal District, whether in-person or distance, public or private. The study's findings indicate that the lack of transparency and publicity regarding the Course Pedagogical Projects not only hinders access to information for interested individuals or students, but also obscures the monitoring of how professional training is being shaped in the context of the Federal District. The limited available information demonstrates concern about the research theme, mainly because the teaching of Historical and Theoretical-Methodological Foundations still predominantly adheres to a chronological and temporal stage-based logic, neglecting the dialectical incorporation outlined in the 1996 Guidelines.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



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