Título: | Gritos de existência : a pedagogia decolonial como ferramenta de luta contra as desigualdades sociais |
Autor(es): | Duarte, Lara Nóbrega |
Orientador(es): | Pereira, Camila Potyara |
Assunto: | Decolonialidade Educação popular Interculturalidade |
Data de apresentação: | 6-Mai-2022 |
Data de publicação: | 4-Ago-2023 |
Referência: | DUARTE, Lara Nóbrega. Gritos de existência: a pedagogia decolonial como ferramenta de luta contra as desigualdades sociais. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | As desigualdades sociais são uma marca histórica em países que tenham sido em algum
momento colonizados e jamais conseguiram superar os prejuízos, violentos, de terem sido
um dia inviabilizados como cultura para a partir de então seguir um modelo eurocêntrico
em suas economias, relações sociais e estrutura sócio-política. O pensamento decolonial
sugere uma maneira nova, originária e autêntica de se perceber a realidade, indo além das
chagas de um passado marcado por exploração inter-racial, pela escravidão, e pelo extravio
em massa de insumos e culturas, sem a possibilidade de crescimento e oportunidades
igualitárias. A decolonialidade sugere uma percepção da realidade para além do modelo
ocidental imposto a duras quantas e funcional para apenas alguns poucos detentores dos
meios de produção. Este trabalho se dedica a problematizar e sugerir ideias, reflexões e
possibilidades de aplicar o pensamento decolonial dentro das escolas brasileiras como
ferramenta para se construir mundos outros. |
Abstract: | Social inequalities are a historical mark in countries that have at some point been
colonized and have never managed to overcome the violent losses which made it unfeasible
as a culture to, from then on, follow a Eurocentric model in their economies, social relations
and socio-political structures. Decolonial thinking suggests a new, original and authentic
way of perceiving reality, going beyond the wounds of a past marked by interracial
exploitation, slavery, and the massive loss of inputs and cultures, without the possibility of
growth and equal opportunities. Decoloniality suggests a perception of reality that goes
beyond the Western model imposed on the tough and functional for only a few holders of
the means of production. This work is dedicated to problematizing and suggesting ideas,
reflections and possibilities of applying decolonial thinking within Brazilian schools as a
tool to build other worlds. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Serviço Social
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