Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Camila Potyara | - |
dc.contributor.author | Duarte, Lara Nóbrega | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Lara Nóbrega. Gritos de existência: a pedagogia decolonial como ferramenta de luta contra as desigualdades sociais. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As desigualdades sociais são uma marca histórica em países que tenham sido em algum
momento colonizados e jamais conseguiram superar os prejuízos, violentos, de terem sido
um dia inviabilizados como cultura para a partir de então seguir um modelo eurocêntrico
em suas economias, relações sociais e estrutura sócio-política. O pensamento decolonial
sugere uma maneira nova, originária e autêntica de se perceber a realidade, indo além das
chagas de um passado marcado por exploração inter-racial, pela escravidão, e pelo extravio
em massa de insumos e culturas, sem a possibilidade de crescimento e oportunidades
igualitárias. A decolonialidade sugere uma percepção da realidade para além do modelo
ocidental imposto a duras quantas e funcional para apenas alguns poucos detentores dos
meios de produção. Este trabalho se dedica a problematizar e sugerir ideias, reflexões e
possibilidades de aplicar o pensamento decolonial dentro das escolas brasileiras como
ferramenta para se construir mundos outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | Gritos de existência : a pedagogia decolonial como ferramenta de luta contra as desigualdades sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T11:30:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T11:30:41Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Social inequalities are a historical mark in countries that have at some point been
colonized and have never managed to overcome the violent losses which made it unfeasible
as a culture to, from then on, follow a Eurocentric model in their economies, social relations
and socio-political structures. Decolonial thinking suggests a new, original and authentic
way of perceiving reality, going beyond the wounds of a past marked by interracial
exploitation, slavery, and the massive loss of inputs and cultures, without the possibility of
growth and equal opportunities. Decoloniality suggests a perception of reality that goes
beyond the Western model imposed on the tough and functional for only a few holders of
the means of production. This work is dedicated to problematizing and suggesting ideas,
reflections and possibilities of applying decolonial thinking within Brazilian schools as a
tool to build other worlds. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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