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dc.contributor.advisorPereira, Camila Potyara-
dc.contributor.authorDuarte, Lara Nóbrega-
dc.identifier.citationDUARTE, Lara Nóbrega. Gritos de existência: a pedagogia decolonial como ferramenta de luta contra as desigualdades sociais. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs desigualdades sociais são uma marca histórica em países que tenham sido em algum momento colonizados e jamais conseguiram superar os prejuízos, violentos, de terem sido um dia inviabilizados como cultura para a partir de então seguir um modelo eurocêntrico em suas economias, relações sociais e estrutura sócio-política. O pensamento decolonial sugere uma maneira nova, originária e autêntica de se perceber a realidade, indo além das chagas de um passado marcado por exploração inter-racial, pela escravidão, e pelo extravio em massa de insumos e culturas, sem a possibilidade de crescimento e oportunidades igualitárias. A decolonialidade sugere uma percepção da realidade para além do modelo ocidental imposto a duras quantas e funcional para apenas alguns poucos detentores dos meios de produção. Este trabalho se dedica a problematizar e sugerir ideias, reflexões e possibilidades de aplicar o pensamento decolonial dentro das escolas brasileiras como ferramenta para se construir mundos outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordInterculturalidadept_BR
dc.titleGritos de existência : a pedagogia decolonial como ferramenta de luta contra as desigualdades sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-04T11:30:41Z-
dc.date.available2023-08-04T11:30:41Z-
dc.date.submitted2022-05-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35349-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Social inequalities are a historical mark in countries that have at some point been colonized and have never managed to overcome the violent losses which made it unfeasible as a culture to, from then on, follow a Eurocentric model in their economies, social relations and socio-political structures. Decolonial thinking suggests a new, original and authentic way of perceiving reality, going beyond the wounds of a past marked by interracial exploitation, slavery, and the massive loss of inputs and cultures, without the possibility of growth and equal opportunities. Decoloniality suggests a perception of reality that goes beyond the Western model imposed on the tough and functional for only a few holders of the means of production. This work is dedicated to problematizing and suggesting ideas, reflections and possibilities of applying decolonial thinking within Brazilian schools as a tool to build other worlds.pt_BR
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