Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha | - |
dc.contributor.author | Botelho, Mariana Melo | - |
dc.identifier.citation | BOTELHO, Mariana Melo. A regulação do RENOVABIO: um estudo sobre a implementação de práticas responsivas na política pública do setor de biocombustíveis. 2023. 163 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | [Propósito] - O presente estudo tem como propósito apresentar a modelagem regulatória do RenovaBio, uma das políticas públicas mais ambiciosas no setor de biocombustíveis, e relacioná-la com as teorias da Regulação Responsiva e da Regulação Inteligente (Smart Regulation). O objetivo principal é investigar as similaridades, diferenças e ausências entre o modelo regulatório adotado pelo RenovaBio e as teorias mencionadas, as quais enfatizam a criação de mecanismos que promovam maior aderência dos regulados às propostas regulatórias. [Metodologia/abordagem/design] - A metodologia adotada consiste em um estudo de caso da política pública do RenovaBio, complementado por uma revisão bibliográfica das teorias da Regulação Responsiva e da Regulação Inteligente. Em seguida, foi realizada uma análise comparativa entre a modelagem regulatória aplicada no RenovaBio e os modelos propostos por ambas as teorias mencionadas anteriormente. [Resultados] - Os resultados da análise comparativa revelam que a modelagem regulatória da política pública de biocombustíveis apresenta poucos pontos de convergência com as teorias da Regulação Responsiva e da Regulação Inteligente. No entanto, foram identificados alguns indícios de responsividade, os quais podem ser observados nos escassos incentivos presentes na política pública. Desse modo, é possível inferir que a política pública do RenovaBio é predominantemente baseada no paradigma do comando-e-controle. Esse resultado, entretanto, é consequência de um longo histórico de aplicação desse formato regulatório nas políticas públicas brasileiras, em geral, e, especificamente, no setor de biocombustíveis. Portanto, é necessário superar a barreira histórica do uso estrito do comando-e-controle, que se encontra ultrapassado, e adotar modelos que incorporam inteligência regulatória nas políticas públicas do setor, a fim de promover seu progresso e alcançar os resultados esperados. [Implicações práticas] - O RenovaBio possui implicações práticas tanto no âmbito da preservação ambiental quanto na transição da matriz energética brasileira, ao incentivar a produção e comercialização em maior escala de biocombustíveis. O aumento das mudanças climáticas ressalta a necessidade de implementar políticas eficientes de preservação. Nesse sentido, o desempenho bem-sucedido da política pública do RenovaBio tem impacto direto nos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). [Originalidade/relevância do tema] - Embora o RenovaBio já tenha sido objeto de estudo pela comunidade acadêmica, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da transição energética, ainda não existem estudos focados na análise do desenho regulatório do programa e da sua comparação com abordagens mais responsivas. Por esses motivos, destaca-se a relevância e a originalidade desta pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação responsiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da Regulação Responsiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biocombustíveis | pt_BR |
dc.title | A regulação do RENOVABIO : um estudo sobre a implementação de práticas responsivas na política pública do setor de biocombustíveis | pt_BR |
dc.title.alternative | The renovaBio regulation : a study on the responsive practices implementation in public policies on the biofuel sector | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T10:50:55Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T10:50:55Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35334 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | [Purpose] - The present study aims to present the regulatory design of RenovaBio, which is one of the most ambitious public policies in the biofuel sector and relate it to the theories of Responsive Regulation and Smart Regulation. The main objective is to investigate the similarities, differences, and absences between the regulatory model adopted by RenovaBio and the aforementioned theories, which emphasize the creation of mechanisms that promote greater compliance by those regulated with regulatory proposals. [Methodology/Approach/Design] - The methodology employed in this study consists in a case study of the public policy of RenovaBio, complemented by a literature review of Responsive Regulation and Smart Regulation theories. Subsequently, a comparative analysis was conducted between the regulatory framework applied in RenovaBio and the models proposed by both theories mentioned above. [Results] - The results of the comparative analysis reveal that the regulatory framework of the biofuel public policy exhibits few points of convergence with Responsive Regulation and Smart Regulation theories. However, some indications of responsiveness were identified. Thus, it can be inferred that RenovaBio is predominantly based on the command-and-control paradigm. This result, however, stems from a long history of applying this regulatory format in Brazilian public policies in general, and especially in the biofuel sector. Therefore, it is necessary to overcome the historical barrier of strict command-and-control and adopt regulatory models that incorporate regulatory intelligence in the sector's public policies, in order to promote progress and achieve the expected results. [Practical Implications] - RenovaBio has practical implications both in terms of environmental preservation and the transition of Brazil's energy matrix, by encouraging the production and commercialization of biofuels on a larger scale. The increasing impact of climate change underscores the need to implement effective emission reduction policies. In this regard, the successful performance of RenovaBio has a direct impact on Brazil's international commitments under the Paris Agreement and the Sustainable Development Goals (SDGs). [Originality/Relevance of the Topic] - While RenovaBio has been studied by the academic community, particularly in the context of climate change and energy transition, there is still a lack of studies focused on analyzing the program's regulatory design and comparing it with more responsive approaches. Therefore, the relevance and originality of this research are highlighted. | pt_BR |
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