Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NicolleFicheSeabraKauffmanndoNascimento.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As influências de indicadores sob o controle do fabricante, indicadores setoriais e macroeconômicos sobre a participação de mercado e a satisfação com as marcas de automóveis no Brasil
Autor(es): Nascimento, Nicolle Fiche Seabra Kauffmann do
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Automóveis - marca registrada
Satisfação do consumidor
Concorrência
Automóveis
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: NASCIMENTO, Nicolle Fiche Seabra Kauffmann do. As influências de indicadores sob o controle do fabricante, indicadores setoriais e macroeconômicos sobre a participação de mercado e a satisfação com as marcas de automóveis no Brasil. 2011. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A participação de mercado é um dos indicadores mais usados, tanto por gestores quanto por pesquisadores, para mensurar a competitividade entre as marcas e os seus desempenhos. Contudo, o uso da satisfação com as marcas como um indicador de desempenho ainda é pouco estudado e foi possível com esta pesquisa complementar esses estudos ao relacionar as influências da participação também à satisfação. Este trabalho visa avaliar as possíveis variáveis independentes que impactam nesses indicadores, dentre elas a força e a diferenciação da marca (indicadores sob o controle do fabricante), e alguns dos índices macroeconômicos e setoriais. Para isso, foi realizada uma pesquisa quase-experimental avaliando as relações dessas variáveis independentes com cada variável dependente: participação de mercado e satisfação com marcas de montadoras de carro no Brasil. A amostra utilizada foi de 2.466 modelos de marcas de montadoras do setor automotivo, avaliadas dentro do período de janeiro de 2010 a julho de 2011 e de 730 questionários aplicados em potenciais consumidores de todo o Brasil. Os resultados apontaram que as variáveis independentes selecionadas influenciam tanto na participação quanto na satisfação. Contudo, a influência não ocorre da mesma maneira em ambas. A participação de mercado, assim como a satisfação com a concessionária, mercado e fabricante; sofre mais influência dos indicadores externos às empresas, enquanto a satisfação com carro sofre mais impacto dos indicadores sob o controle do fabricante (força da marca e quantidade de segmentos). Esses resultados foram discutidos com base nas teorias estudadas sobre as variáveis, com implicâncias tanto acadêmicas quanto gerenciais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.11.TCC.3532
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons