Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NicolleFicheSeabraKauffmanndoNascimento.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorNascimento, Nicolle Fiche Seabra Kauffmann do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Nicolle Fiche Seabra Kauffmann do. As influências de indicadores sob o controle do fabricante, indicadores setoriais e macroeconômicos sobre a participação de mercado e a satisfação com as marcas de automóveis no Brasil. 2011. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractA participação de mercado é um dos indicadores mais usados, tanto por gestores quanto por pesquisadores, para mensurar a competitividade entre as marcas e os seus desempenhos. Contudo, o uso da satisfação com as marcas como um indicador de desempenho ainda é pouco estudado e foi possível com esta pesquisa complementar esses estudos ao relacionar as influências da participação também à satisfação. Este trabalho visa avaliar as possíveis variáveis independentes que impactam nesses indicadores, dentre elas a força e a diferenciação da marca (indicadores sob o controle do fabricante), e alguns dos índices macroeconômicos e setoriais. Para isso, foi realizada uma pesquisa quase-experimental avaliando as relações dessas variáveis independentes com cada variável dependente: participação de mercado e satisfação com marcas de montadoras de carro no Brasil. A amostra utilizada foi de 2.466 modelos de marcas de montadoras do setor automotivo, avaliadas dentro do período de janeiro de 2010 a julho de 2011 e de 730 questionários aplicados em potenciais consumidores de todo o Brasil. Os resultados apontaram que as variáveis independentes selecionadas influenciam tanto na participação quanto na satisfação. Contudo, a influência não ocorre da mesma maneira em ambas. A participação de mercado, assim como a satisfação com a concessionária, mercado e fabricante; sofre mais influência dos indicadores externos às empresas, enquanto a satisfação com carro sofre mais impacto dos indicadores sob o controle do fabricante (força da marca e quantidade de segmentos). Esses resultados foram discutidos com base nas teorias estudadas sobre as variáveis, com implicâncias tanto acadêmicas quanto gerenciais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAutomóveis - marca registradaen
dc.subject.keywordSatisfação do consumidoren
dc.subject.keywordConcorrênciaen
dc.subject.keywordAutomóveis-
dc.titleAs influências de indicadores sob o controle do fabricante, indicadores setoriais e macroeconômicos sobre a participação de mercado e a satisfação com as marcas de automóveis no Brasilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-05-18T15:24:29Z-
dc.date.available2012-05-18T15:24:29Z-
dc.date.issued2012-05-18T15:24:29Z-
dc.date.submitted2011-11-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3532-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.11.TCC.3532-
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons