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Título: Significados e julgamentos percebidos e frequência de consumo
Autor(es): Fonseca, Patrícia Sousa
Orientador(es): Abreu, Alexandre Maduro de
Assunto: Bens de consumo
Sociedade de consumo
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: FONSECA, Patrícia Sousa. Significados e julgamentos percebidos e frequência de consumo. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou verificar, empiricamente, a relação existente entre as variáveis de freqüência de consumo e significados atribuídos aos produtos consumidos, propondo-se a identificar uma possível correlação entre as escalas de Significados e Julgamentos e Níveis de Consumo. A amostra pesquisada é composta por 100 (cem) estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação dos questionários de Significados e Julgamentos, proposto por Allen e Ng (1999), e do questionário de Níveis de consumo, proposto por Maduro-Abreu (2010). Os dados foram analisados por meio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Science – Pacote Estatístico para Ciências Sociais), versão 18.0. A análise de dados contou com a análise fatorial, estatística e análise de correlação entre as escalas estudadas. Por fim, verificou-se a existência de correlação linear positiva moderada entre os seguintes fatores subjacentes: Significado e Julgamento Subjetivo e Supérfluo de Uso Individual e Doméstico; e correlação linear negativa fraca entre as dimensões subjacentes Significado e Julgamento Objetivo e Supérfluo de Uso Individual e Doméstico. As correlações constatadas, demonstram que o consumo permeia a esfera de busca de significância, identidade e reprodução social. A partir dessa busca, há uma tendência do indivíduo se tornar consumista, entrando em um ciclo vicioso que se origina na tentativa de encontrar a si mesmo a partir do consumo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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