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Título: A formação em Serviço Social na modalidade à distância no âmbito das instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal
Autor(es): Lima, Natália Teodoro
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Assistentes sociais - formação profissional
Serviço social - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jul-2023
Referência: LIMA, Natália Teodoro. A formação em Serviço Social na modalidade à distância no âmbito das instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender como se tem dado o processo de formação profissional no curso de serviço social ofertado pelas instituições de ensino superior privadas do Distrito Federal, em um contexto de expansão da modalidade EAD. Nesse sentido, toma-se como base e direcionamento analítico as Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS em 1996. A partir de levantamento bibliográfico e documental foi realizada uma análise desse curso na Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Faculdade Projeção Ceilândia, traçando comparativos do processo de formação nessas instituições, considerando os direcionamentos postos nas Diretrizes Curriculares. Foi possível identificar durante a exposição desse trabalho que: a) a posição do Brasil como sendo um país de capitalismo dependente afeta diretamente nas políticas voltadas para o ensino superior brasileiro; b) através de leis, decretos, programas e projetos, o governo trouxe incentivos para o desmonte educacional, visto no aumento da privatização e no incentivo à modalidade EAD; c) os processos de lutas e conquistas históricas na profissão resultou na construção de importantes direcionamentos para a categoria, como: Projeto Ético Político Profissional, o Código de Ética profissional de 1993 e as Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS em 1996; d) através da análise das instituições educacionais privadas do Distrito Federal, foi visto quais aspectos podem comprometer a qualidade do processo de formação dos estudantes de serviço social a partir dos direcionamentos feitos pelas Diretrizes Curriculares de 1996. Além disso, foi possível observar a falta de informações nos sites institucionais e divergências de informações no site das IES e do E-MEC.
Abstract: This present Term Paper aims to understand how the process of vocational training in the social service course offered by private higher education institutions of the Federal District has taken place, in a context of expansion of the e-learning modality. In this sense, the General curricular guidelines for the social Work course approved by ABEPSS in 1996 are taken as the basis and analytical direction. From this bibliographic and documentary survey, an analysis of this course was carried out at the Catholic University of Brasilia (UCB) and at the Projeção Ceilândia College, drawing comparisons of the training process in these institutions, considering the directions set in the curricular guidelines.It was identified during the exposition of this work that: a) Brazil's position directly affects possible policies for Brazilian higher education; b) through laws, decrees, programs and projects, the government provided educational incentives for dismantling, since there was no increase in privatization and no incentive to the EAD modality; c) the processes of historical and professional struggles conquered in the construction of documents for an important category, such as: Professional Political Ethical Project, Code of Professional Ethics of 1993 and as Curricular Guidelines Approved by ABEPSS in 1996; d) through the analysis of the private institutions of the Federal District, aspects of direction of the processes of formation of students of social work were seen from visas made by the curricular institutions 1996. on institutional information sites and divergences of information on the HEI and E-MEC sites.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
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