Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Lima, Natália Teodoro | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Natália Teodoro. A formação em Serviço Social na modalidade à distância no âmbito das instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender como se
tem dado o processo de formação profissional no curso de serviço social ofertado pelas
instituições de ensino superior privadas do Distrito Federal, em um contexto de expansão da
modalidade EAD. Nesse sentido, toma-se como base e direcionamento analítico as Diretrizes
Curriculares para o Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS em 1996. A partir de
levantamento bibliográfico e documental foi realizada uma análise desse curso na
Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Faculdade Projeção Ceilândia, traçando
comparativos do processo de formação nessas instituições, considerando os direcionamentos
postos nas Diretrizes Curriculares. Foi possível identificar durante a exposição desse trabalho
que: a) a posição do Brasil como sendo um país de capitalismo dependente afeta diretamente
nas políticas voltadas para o ensino superior brasileiro; b) através de leis, decretos, programas
e projetos, o governo trouxe incentivos para o desmonte educacional, visto no aumento da
privatização e no incentivo à modalidade EAD; c) os processos de lutas e conquistas
históricas na profissão resultou na construção de importantes direcionamentos para a
categoria, como: Projeto Ético Político Profissional, o Código de Ética profissional de 1993 e
as Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS em 1996; d) através da análise das
instituições educacionais privadas do Distrito Federal, foi visto quais aspectos podem
comprometer a qualidade do processo de formação dos estudantes de serviço social a partir
dos direcionamentos feitos pelas Diretrizes Curriculares de 1996. Além disso, foi possível
observar a falta de informações nos sites institucionais e divergências de informações no site
das IES e do E-MEC. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistentes sociais - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A formação em Serviço Social na modalidade à distância no âmbito das instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T13:14:54Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T13:14:54Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35305 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present Term Paper aims to understand how the process of vocational training in the
social service course offered by private higher education institutions of the Federal District
has taken place, in a context of expansion of the e-learning modality. In this sense, the
General curricular guidelines for the social Work course approved by ABEPSS in 1996 are
taken as the basis and analytical direction. From this bibliographic and documentary survey,
an analysis of this course was carried out at the Catholic University of Brasilia (UCB) and at
the Projeção Ceilândia College, drawing comparisons of the training process in these
institutions, considering the directions set in the curricular guidelines.It was identified during
the exposition of this work that: a) Brazil's position directly affects possible policies for
Brazilian higher education; b) through laws, decrees, programs and projects, the government
provided educational incentives for dismantling, since there was no increase in privatization
and no incentive to the EAD modality; c) the processes of historical and professional
struggles conquered in the construction of documents for an important category, such as:
Professional Political Ethical Project, Code of Professional Ethics of 1993 and as Curricular
Guidelines Approved by ABEPSS in 1996; d) through the analysis of the private institutions
of the Federal District, aspects of direction of the processes of formation of students of social
work were seen from visas made by the curricular institutions 1996. on institutional
information sites and divergences of information on the HEI and E-MEC sites. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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