Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35305
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NataliaTeodoroLima_tcc.pdf820,87 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Janaína Lopes do Nascimento-
dc.contributor.authorLima, Natália Teodoro-
dc.identifier.citationLIMA, Natália Teodoro. A formação em Serviço Social na modalidade à distância no âmbito das instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender como se tem dado o processo de formação profissional no curso de serviço social ofertado pelas instituições de ensino superior privadas do Distrito Federal, em um contexto de expansão da modalidade EAD. Nesse sentido, toma-se como base e direcionamento analítico as Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS em 1996. A partir de levantamento bibliográfico e documental foi realizada uma análise desse curso na Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Faculdade Projeção Ceilândia, traçando comparativos do processo de formação nessas instituições, considerando os direcionamentos postos nas Diretrizes Curriculares. Foi possível identificar durante a exposição desse trabalho que: a) a posição do Brasil como sendo um país de capitalismo dependente afeta diretamente nas políticas voltadas para o ensino superior brasileiro; b) através de leis, decretos, programas e projetos, o governo trouxe incentivos para o desmonte educacional, visto no aumento da privatização e no incentivo à modalidade EAD; c) os processos de lutas e conquistas históricas na profissão resultou na construção de importantes direcionamentos para a categoria, como: Projeto Ético Político Profissional, o Código de Ética profissional de 1993 e as Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS em 1996; d) através da análise das instituições educacionais privadas do Distrito Federal, foi visto quais aspectos podem comprometer a qualidade do processo de formação dos estudantes de serviço social a partir dos direcionamentos feitos pelas Diretrizes Curriculares de 1996. Além disso, foi possível observar a falta de informações nos sites institucionais e divergências de informações no site das IES e do E-MEC.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordServiço social - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA formação em Serviço Social na modalidade à distância no âmbito das instituições de ensino superior privadas no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T13:14:54Z-
dc.date.available2023-07-27T13:14:54Z-
dc.date.submitted2022-05-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35305-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This present Term Paper aims to understand how the process of vocational training in the social service course offered by private higher education institutions of the Federal District has taken place, in a context of expansion of the e-learning modality. In this sense, the General curricular guidelines for the social Work course approved by ABEPSS in 1996 are taken as the basis and analytical direction. From this bibliographic and documentary survey, an analysis of this course was carried out at the Catholic University of Brasilia (UCB) and at the Projeção Ceilândia College, drawing comparisons of the training process in these institutions, considering the directions set in the curricular guidelines.It was identified during the exposition of this work that: a) Brazil's position directly affects possible policies for Brazilian higher education; b) through laws, decrees, programs and projects, the government provided educational incentives for dismantling, since there was no increase in privatization and no incentive to the EAD modality; c) the processes of historical and professional struggles conquered in the construction of documents for an important category, such as: Professional Political Ethical Project, Code of Professional Ethics of 1993 and as Curricular Guidelines Approved by ABEPSS in 1996; d) through the analysis of the private institutions of the Federal District, aspects of direction of the processes of formation of students of social work were seen from visas made by the curricular institutions 1996. on institutional information sites and divergences of information on the HEI and E-MEC sites.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.