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dc.contributor.advisorCunha, Luiz Henrique Matias da-
dc.contributor.authorBispo, Willian Wallace de Sousa-
dc.identifier.citationBISPO, Willian Wallace de Sousa. Reparação aos Waimiri-Atroari em razão da construção da BR-174: análise dos pedidos de reparação postulados pelo MPF na ACP 001605-06.2017.4.01.3200. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral a análise dos pedidos de reparação postulados pelo Ministério Público Federal na Ação Civil Pública 001605-06.2017.4.01.3200 em favor dos Waimiri-Atroari, que se autodenominam Kinja, em razão da construção da BR-174. Para a realização da pesquisa foi adotada a metodologia dedutiva e foram utilizadas as técnicas de investigação teóricas conceituais, bibliográficas, normativas e jurisprudenciais. O trabalho foi estruturado em três capítulos. No Capítulo I foi analisado o histórico de violências sofrido pelo povo Waimiri-Atroari. No Capítulo II foi examinada a atuação do Ministério Público Federal como legitimado processual coletivo na defesa dos direitos dos Kinja na Ação Civil Pública 001605-06.2017.4.01.3200. O capítulo III teve como foco os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal na Inicial, verificando sua compatibilidade com as leis vigentes quando da construção da BR-174. Ao final, concluiu-se que os pedidos de reparação pelos abusos cometidos na condução do empreendimento e pela não inclusão da faixa de domínio da estrada na terra indígena merecem ser acolhidos. Por outro lado, os pedidos de reparação pela limitação do usufruto constitucional e pela não observância do direito de consulta previsto na Convenção nº 169/OIT não encontram amparo no ordenamento jurídico vigente à época dos fatos e, portanto, devem ser indeferidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAção civil públicapt_BR
dc.subject.keywordTerra indígenapt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.titleReparação aos Waimiri-Atroari em razão da construção da BR-174 : análise dos pedidos de reparação postulados pelo MPF na ACP 001605-06.2017.4.01.3200pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T12:42:16Z-
dc.date.available2023-07-27T12:42:16Z-
dc.date.submitted2023-03-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35303-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present paper had as its general objective the analysis of the claims for reparation postulated by the Federal Prosecutor's Office in Civil Action 001605-06.2017.4.01.3200 in favor of the Waimiri-Atroari, self-designated Kinja, due to the construction of BR-174. To conduct the research, the deductive methodology was adopted and theoretical conceptual, bibliographical, normative and jurisprudential research techniques were used. The work was structured in three chapters. Chapter I analyzed the history of violence suffered by the Waimiri-Atroari people. Chapter II examined the actions of the Federal Public Prosecutor's Office as a legal claimant in the defense of the rights of the Kinja in Public Civil Action 001605-06.2017.4.01.3200. Chapter III focused on the requests made by the Federal Public Prosecutor's Office in the lawsuit, verifying their compatibility with the laws in effect when the BR-174 highway was built. In the end it was concluded that the requests for compensation for abuses committed in the conduction of the enterprise and for non inclusion of the the road in the indigenous land deserve to be accepted. On the other hand, the claims for compensation for the limitation of the constitutional rights and for the non-observance of the right to consultation provided for in Convention 169/ILO are not supported by the legal system in effect at the time and, therefore, should be rejected.pt_BR
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