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2022_MilenaLinsFernandesSoares_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorSoares, Milena Lins Fernandes-
dc.identifier.citationSOARES, Milena Lins Fernandes. Abandono e evasão escolar e a equipe multiprofissional nas escolas de educação básica do DF: uma análise dos dados do Censo Escolar. 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou refletir sobre o evento da evasão e abandono escolar na Educação Básica e como a atuação da/o assistente social na escola pode colaborar para a melhoria desses índices. No final de 2019 foi aprovada a Lei nº 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A tramitação da lei no Congresso Nacional foi analisada, bem como foi pesquisada se havia iniciativas para sua regulamentação no Distrito Federal. Foi realizada uma análise sobre os dados educacionais do Distrito Federal a partir das informações disponibilizadas no Censo Escolar (Inep/MEC), analisando a rede educacional existente e sua organização, bem como os índices de progressão, abandono e distorção idade/série no período de 2014 a 2021. Também foram analisados os dados referentes aos anos 2020 e 2021 sobre a presença de profissional que atua como assistente social nas escolas do DF. Apesar do Censo Escolar afirmar a existência dessa/e profissional em mais de cem escolas públicas do DF, foi constatado que essa informação não é confiável e que tal profissional nem mesmo consta no Regimento da Secretaria de Estado de Educação. Por fim, conclui-se que a atuação da/o assistente social na escola pode ser de fundamental importância para reduzir os índices de absenteísmo escolar, porém ainda são necessárias a regulamentação dessa/e profissional no ambiente escolar bem como a realização de pesquisas futuras para apuração dos efeitos dessa atuação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - escolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordServiço social escolarpt_BR
dc.titleAbandono e evasão escolar e a equipe multiprofissional nas escolas de educação básica do DF : uma análise dos dados do Censo Escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T15:24:38Z-
dc.date.available2023-07-26T15:24:38Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35296-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work sought to reflect on the event of school dropout and dropout in Basic Education and how the role of the social worker at school can collaborate to improve these rates. At the end of 2019, Law No. 13,935 was approved, which provides for the provision of psychology and social services in public basic education networks. The passage of the law in the National Congress was analyzed, as well as whether there were initiatives for its regulation in the Federal District. An analysis was carried out on the educational data of the Federal District from the information available in the School Census (Inep/MEC), analyzing the existing educational network and its organization, as well as the rates of progression, abandonment and age/grade distortion in the period of 2014 to 2021. Data for the years 2020 and 2021 on the presence of a professional who works as a social worker in schools in the DF were also analyzed. Despite the School Census affirming the existence of this/e professional in more than one hundred public schools in the DF, it was found that this information is not reliable and that this professional is not even included in the Regulations of the Secretary of State for Education. Finally, it is concluded that the role of the social worker in the school can be of fundamental importance to reduce the rates of school absenteeism, but it is still necessary to regulate this/and professional in the school environment, as well as to carry out future research to assessment of the effects of this action.pt_BR
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