Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Soares, Milena Lins Fernandes | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Milena Lins Fernandes. Abandono e evasão escolar e a equipe multiprofissional nas escolas de educação básica do DF: uma análise dos dados do Censo Escolar. 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou refletir sobre o evento da evasão e abandono escolar na Educação
Básica e como a atuação da/o assistente social na escola pode colaborar para a melhoria desses
índices. No final de 2019 foi aprovada a Lei nº 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços
de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A tramitação da lei no
Congresso Nacional foi analisada, bem como foi pesquisada se havia iniciativas para sua
regulamentação no Distrito Federal. Foi realizada uma análise sobre os dados educacionais do
Distrito Federal a partir das informações disponibilizadas no Censo Escolar (Inep/MEC),
analisando a rede educacional existente e sua organização, bem como os índices de progressão,
abandono e distorção idade/série no período de 2014 a 2021. Também foram analisados os
dados referentes aos anos 2020 e 2021 sobre a presença de profissional que atua como assistente
social nas escolas do DF. Apesar do Censo Escolar afirmar a existência dessa/e profissional em
mais de cem escolas públicas do DF, foi constatado que essa informação não é confiável e que
tal profissional nem mesmo consta no Regimento da Secretaria de Estado de Educação. Por
fim, conclui-se que a atuação da/o assistente social na escola pode ser de fundamental
importância para reduzir os índices de absenteísmo escolar, porém ainda são necessárias a
regulamentação dessa/e profissional no ambiente escolar bem como a realização de pesquisas
futuras para apuração dos efeitos dessa atuação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social escolar | pt_BR |
dc.title | Abandono e evasão escolar e a equipe multiprofissional nas escolas de educação básica do DF : uma análise dos dados do Censo Escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T15:24:38Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T15:24:38Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35296 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work sought to reflect on the event of school dropout and dropout in Basic
Education and how the role of the social worker at school can collaborate to improve these
rates. At the end of 2019, Law No. 13,935 was approved, which provides for the provision of
psychology and social services in public basic education networks. The passage of the law in
the National Congress was analyzed, as well as whether there were initiatives for its regulation
in the Federal District. An analysis was carried out on the educational data of the Federal
District from the information available in the School Census (Inep/MEC), analyzing the
existing educational network and its organization, as well as the rates of progression,
abandonment and age/grade distortion in the period of 2014 to 2021. Data for the years 2020
and 2021 on the presence of a professional who works as a social worker in schools in the DF
were also analyzed. Despite the School Census affirming the existence of this/e professional in
more than one hundred public schools in the DF, it was found that this information is not reliable
and that this professional is not even included in the Regulations of the Secretary of State for
Education. Finally, it is concluded that the role of the social worker in the school can be of
fundamental importance to reduce the rates of school absenteeism, but it is still necessary to
regulate this/and professional in the school environment, as well as to carry out future research
to assessment of the effects of this action. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|