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Título: Leitura e escrita acadêmica : a atuação do professor de PBSL no ensino de estudantes surdos
Autor(es): Santos, Mariana
Orientador(es): Nascimento, Cristiane Batista do
Assunto: Surdos - educação
Professores - formação
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 10-Out-2022
Data de publicação: 20-Jul-2023
Referência: SANTOS, Mariana. Leitura e escrita acadêmica: a atuação do professor de PBSL no ensino de estudantes surdos. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho apresenta e discute a necessidade do profissional adequado para o ensino de Segunda Língua (L2) para estudantes surdos – que na grande maioria das escolas ainda é empregado com processos teóricos-metodológicos pautados no ensinoaprendizagem de pessoas ouvintes. A análise da escrita dos três graduandos surdos da Universidade de Brasília, e a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL), assim como do curso de Letras – Língua Portuguesa tem por objetivo contrastar os profissionais e evidenciar a importância do profissional condizente com o processo de ensino necessário para os estudantes surdos. Ao final do estudo será possível identificar as especificidades da escrita do estudante surdo e a formação docente do profissional adequado ao ensino de L2, trazendo para a comunidade acadêmica novas reflexões acerca do ensino de L2 para surdos.
Abstract: This paper presents and discusses the need for the appropriate professional for teaching Second Language (L2) to deaf students – which in most schools is still employed with theoretical-methodological processes based on teaching-learning for listeners. The analysis of the writing of the three deaf students of the Universidade de Brasília, and the analysis of the Projeto Pedagógico do Curso (PPC) of the course of Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL), as well as the course of Letras – Língua Portuguesa has the objective of contrasting the professionals and highlighting the importance of the professional consistent with the teaching process required for deaf students. At the end of the study, it will be possible to identify the specificities of the deaf student's writing and the qualification of the professional suitable for teaching L2, bringing to the academic community new reflections about the teaching of L2 for the deaf.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
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