Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Cristiane Batista do | - |
dc.contributor.author | Santos, Mariana | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana. Leitura e escrita acadêmica: a atuação do professor de PBSL no ensino de estudantes surdos. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta e discute a necessidade do profissional adequado
para o ensino de Segunda Língua (L2) para estudantes surdos – que na grande maioria das
escolas ainda é empregado com processos teóricos-metodológicos pautados no ensinoaprendizagem de pessoas ouvintes. A análise da escrita dos três graduandos surdos da
Universidade de Brasília, e a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Letras
– Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL), assim como do curso de Letras – Língua
Portuguesa tem por objetivo contrastar os profissionais e evidenciar a importância do
profissional condizente com o processo de ensino necessário para os estudantes surdos. Ao final
do estudo será possível identificar as especificidades da escrita do estudante surdo e a formação
docente do profissional adequado ao ensino de L2, trazendo para a comunidade acadêmica
novas reflexões acerca do ensino de L2 para surdos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita acadêmica : a atuação do professor de PBSL no ensino de estudantes surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T11:37:35Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T11:37:35Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35229 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper presents and discusses the need for the appropriate professional for
teaching Second Language (L2) to deaf students – which in most schools is still employed with
theoretical-methodological processes based on teaching-learning for listeners. The analysis of
the writing of the three deaf students of the Universidade de Brasília, and the analysis of the
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) of the course of Letras – Português do Brasil como Segunda
Língua (PBSL), as well as the course of Letras – Língua Portuguesa has the objective of
contrasting the professionals and highlighting the importance of the professional consistent with
the teaching process required for deaf students. At the end of the study, it will be possible to
identify the specificities of the deaf student's writing and the qualification of the professional
suitable for teaching L2, bringing to the academic community new reflections about the
teaching of L2 for the deaf. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
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