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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Cristiane Batista do-
dc.contributor.authorSantos, Mariana-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana. Leitura e escrita acadêmica: a atuação do professor de PBSL no ensino de estudantes surdos. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta e discute a necessidade do profissional adequado para o ensino de Segunda Língua (L2) para estudantes surdos – que na grande maioria das escolas ainda é empregado com processos teóricos-metodológicos pautados no ensinoaprendizagem de pessoas ouvintes. A análise da escrita dos três graduandos surdos da Universidade de Brasília, e a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL), assim como do curso de Letras – Língua Portuguesa tem por objetivo contrastar os profissionais e evidenciar a importância do profissional condizente com o processo de ensino necessário para os estudantes surdos. Ao final do estudo será possível identificar as especificidades da escrita do estudante surdo e a formação docente do profissional adequado ao ensino de L2, trazendo para a comunidade acadêmica novas reflexões acerca do ensino de L2 para surdos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleLeitura e escrita acadêmica : a atuação do professor de PBSL no ensino de estudantes surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T11:37:35Z-
dc.date.available2023-07-20T11:37:35Z-
dc.date.submitted2022-10-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35229-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper presents and discusses the need for the appropriate professional for teaching Second Language (L2) to deaf students – which in most schools is still employed with theoretical-methodological processes based on teaching-learning for listeners. The analysis of the writing of the three deaf students of the Universidade de Brasília, and the analysis of the Projeto Pedagógico do Curso (PPC) of the course of Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL), as well as the course of Letras – Língua Portuguesa has the objective of contrasting the professionals and highlighting the importance of the professional consistent with the teaching process required for deaf students. At the end of the study, it will be possible to identify the specificities of the deaf student's writing and the qualification of the professional suitable for teaching L2, bringing to the academic community new reflections about the teaching of L2 for the deaf.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



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