Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcusAntonioDaSilvaPereira_tcc.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Material didático para ensino de PSLS : sequência didática para estudantes surdos da EJA - ensino fundamental
Autor(es): Pereira, Marcus Antônio da Silva
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Assunto: Surdos - educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 20-Jul-2023
Referência: PEREIRA, Marcus Antônio da Silva. Material didático para ensino de PSLS: sequência didática para estudantes surdos da EJA - ensino fundamental. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda material didático para a educação de surdos e tem por objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para ensino de PSLS aos estudantes matriculados na modalidade de EJA, no Ensino Fundamental, em classes do 2º Segmento. A educação bilíngue de jovens e adultos surdos também se dá na forma da Lei nº. 14.191/2021, sendo oferecida em Libras como primeira língua (L1) e em Português escrito como segunda língua (L2). O escopo deste trabalho é buscar alternativas para suprir a falta de material didático específico para este público-alvo. O percurso metodológico para elaboração da sequência didática apresentada partiu da análise da Proposta Curricular para a EJA – Ensino Fundamental, bem como da Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos na EJA – Ensino Fundamental, trazidas pelo Ministério da Educação. Em seguida, foram analisados os tipos de materiais didáticos para surdos, com foco nos estudos sobre sequência didática e abordagem de gêneros textuais para ensino de PSLS, em perspectiva bilíngue. O resultado consolidou-se na elaboração de uma sequência didática com o tema Identidade, considerando os gêneros textuais adequados, os instrumentos de apoio visuais, as expectativas de ensino dos estudantes surdos da EJA e a necessidade de aquisição de conhecimentos para sua inserção ou manutenção no mercado de trabalho, para conscientização sobre seus deveres e materialização de seus direitos como cidadãos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.