Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcusAntonioDaSilvaPereira_tcc.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Sandra Patrícia de Faria do-
dc.contributor.authorPereira, Marcus Antônio da Silva-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcus Antônio da Silva. Material didático para ensino de PSLS: sequência didática para estudantes surdos da EJA - ensino fundamental. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda material didático para a educação de surdos e tem por objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática para ensino de PSLS aos estudantes matriculados na modalidade de EJA, no Ensino Fundamental, em classes do 2º Segmento. A educação bilíngue de jovens e adultos surdos também se dá na forma da Lei nº. 14.191/2021, sendo oferecida em Libras como primeira língua (L1) e em Português escrito como segunda língua (L2). O escopo deste trabalho é buscar alternativas para suprir a falta de material didático específico para este público-alvo. O percurso metodológico para elaboração da sequência didática apresentada partiu da análise da Proposta Curricular para a EJA – Ensino Fundamental, bem como da Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos na EJA – Ensino Fundamental, trazidas pelo Ministério da Educação. Em seguida, foram analisados os tipos de materiais didáticos para surdos, com foco nos estudos sobre sequência didática e abordagem de gêneros textuais para ensino de PSLS, em perspectiva bilíngue. O resultado consolidou-se na elaboração de uma sequência didática com o tema Identidade, considerando os gêneros textuais adequados, os instrumentos de apoio visuais, as expectativas de ensino dos estudantes surdos da EJA e a necessidade de aquisição de conhecimentos para sua inserção ou manutenção no mercado de trabalho, para conscientização sobre seus deveres e materialização de seus direitos como cidadãos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguapt_BR
dc.titleMaterial didático para ensino de PSLS : sequência didática para estudantes surdos da EJA - ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T11:29:22Z-
dc.date.available2023-07-20T11:29:22Z-
dc.date.submitted2023-02-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35228-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.