Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marcus Antônio da Silva | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcus Antônio da Silva. Material didático para ensino de PSLS: sequência didática para estudantes surdos da EJA - ensino fundamental. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda material didático para a educação
de surdos e tem por objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática
para ensino de PSLS aos estudantes matriculados na modalidade de EJA, no Ensino
Fundamental, em classes do 2º Segmento. A educação bilíngue de jovens e adultos
surdos também se dá na forma da Lei nº. 14.191/2021, sendo oferecida em Libras
como primeira língua (L1) e em Português escrito como segunda língua (L2). O escopo
deste trabalho é buscar alternativas para suprir a falta de material didático específico
para este público-alvo. O percurso metodológico para elaboração da sequência
didática apresentada partiu da análise da Proposta Curricular para a EJA – Ensino
Fundamental, bem como da Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito
como Segunda Língua para Estudantes Surdos na EJA – Ensino Fundamental,
trazidas pelo Ministério da Educação. Em seguida, foram analisados os tipos de
materiais didáticos para surdos, com foco nos estudos sobre sequência didática e
abordagem de gêneros textuais para ensino de PSLS, em perspectiva bilíngue. O
resultado consolidou-se na elaboração de uma sequência didática com o tema
Identidade, considerando os gêneros textuais adequados, os instrumentos de apoio
visuais, as expectativas de ensino dos estudantes surdos da EJA e a necessidade de
aquisição de conhecimentos para sua inserção ou manutenção no mercado de
trabalho, para conscientização sobre seus deveres e materialização de seus direitos
como cidadãos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | Material didático para ensino de PSLS : sequência didática para estudantes surdos da EJA - ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T11:29:22Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T11:29:22Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35228 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|