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Título: A importância do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais para o profissional licenciado e bacharel da Educação Física
Outros títulos: The importance of the knowledge of the Brazilian Sign Language for the professional licensee and bachelor in Physical Education
Autor(es): Souza, Suzana Alves de
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Educação inclusiva
Atletas
Professores de educação física
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 19-Jul-2023
Referência: SOUZA, Suzana Alves de. A importância do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais para o profissional licenciado e bacharel da Educação Física. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O desenvolvimento no âmbito da Educação Física nos últimos dez anos é muito significativo. Além do destaque na performance de atletas, também há um grande impacto no meio tecnológico. Neste quadro encontramos grupos distintos que passaram a ser notados: jogos olímpicos indígenas, jogos olímpicos com grupo de refugiados, um olhar mais atento para as paraolimpíadas e o registro nacional da Surdolimpíadas. Registrar de forma social as minorias trouxe um olhar para a Língua Brasileira de Sinais - Libras e para uma maioria surda, dentro de um universo de não-surdos. Contudo foi possível também perceber que ainda há uma falta de acessibilidade linguística e de metodologias por parte de Educadores Físicos não-surdos que desconhecem inicialmente a própria língua de sinais, como também desconhecem formas de trabalho com os surdos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo geral pesquisar se existe alguma metodologia ou algum preparo acadêmico para os futuros professores dos cursos de Educação Física no qual eles sejam orientados e treinados para interagir com os surdos nos ambientes esportivos. Para tanto tem como objetivos específicos: i.pesquisar se há alguma apostila, PDF, algum material visual onde os alunos surdos e professores consigam acesso dos recursos que necessitam em suas áreas; ii. indagar se há estratégias utilizadas pelos educadores físicos com alunos surdos durante atividades físicas em espaços próprios como sala de aula ou academias; iii. coletar e registrar os sinais-termo já existentes da área e discutir sobre os sinais que ainda não existem e iv.analisar a possibilidade de criação de materiais para a área com uso de QRcode com acesso a vídeos dos sinais-termo e seus conceitos, orientações nas academias. O percurso metodológico teve os seguintes passos: a. levantamento bibliográfico sobre produções acadêmicas no campo da Educação Física e da Língua Brasileira de Sinais; b. Busca documental de materiais didáticos de ensino de Libras no âmbito da Educação Física e c. organização de uma proposta de material didático com uso de QRcode para profissionais da área de Educação Física. Toda a proposta teve como base teórica Gil (2002); Quadros e Karnopp (2004); Campelo et all (2015) ; Vianna, Silva e Aruaste (2014) e Ponce e Ferreira (2018). Na organização de material didático bilíngue na forma de obras lexicográficas bilíngues, utilizamos Tuxi (2015, 2017 e 2019). Após a análise foi possível identificar que não há materiais didáticos que auxiliem a acessibilidade linguística entre os profissionais de Educação Física como também há uma grande necessidade de se repensar a disciplina de Libras que é oferecida na graduação para esses profissionais.
Abstract: The development of Physical Education in the last ten years is very significant. Besides the highlight on the athletes' performance, there is also a great impact on the technological environment. In this framework we find distinct groups that have started to be noticed: Indigenous Olympic games, Olympic games with a group of refugees, a closer look at the Paralympics, and the national registration of the Deaflympics. Recording in a social way the minorities brought a look to the Brazilian Sign Language - Libras and to a deaf majority, within a universe of non-deaf. However, it was also possible to realize that there is still a lack of linguistic accessibility and methodologies by non-deaf Physical Educators who are initially unaware of their own sign language, as well as unaware of ways to work with the deaf. Thus, this work has as a general objective to investigate whether there is any methodology or some academic preparation for future teachers of Physical Education courses in which they are oriented and trained to interact with the deaf in sports environments. To do so, it has as specific objectives: i. research if there is any handout, PDF, some visual material where deaf students and teachers can access the resources they need in their areas; ii. investigate if there are strategies used by physical educators with deaf students during physical activities in their own spaces as classroom or gyms; iii. collect and record the sign-terms already existing in the area and discuss the signs that do not exist and iv. analyze the possibility of creating materials for the area with the use of QRcode with access to videos of the sign-terms and their concepts, guidelines in gyms. The methodological path had the following steps: a. bibliographic survey on academic productions in the field of Physical Education and Brazilian Sign Language; b. search survey of teaching materials for teaching Libras in Physical Education and c. organization of a proposal of teaching material using QRcode for Physical Education professionals. The whole proposal had as theoretical basis Gil (2002); Quadros and Karnopp (2004); Campelo et all (2015); Vianna, Silva and Aruaste (2014) and Ponce and Ferreira (2018). In organizing bilingual teaching material in the form of bilingual lexicographic works, we used Tuxi (2015, 2017 and 2019). After the analysis it was possible to identify that there are no teaching materials that assist linguistic accessibility among Physical Education professionals as well as there is a great need to rethink the discipline of Libras that is offered in the graduation for these professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
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