Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Patrícia Tuxi dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Suzana Alves de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Suzana Alves de. A importância do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais para o profissional licenciado e bacharel da Educação Física. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento no âmbito da Educação Física nos últimos dez anos é muito
significativo. Além do destaque na performance de atletas, também há um grande
impacto no meio tecnológico. Neste quadro encontramos grupos distintos que passaram
a ser notados: jogos olímpicos indígenas, jogos olímpicos com grupo de refugiados, um
olhar mais atento para as paraolimpíadas e o registro nacional da Surdolimpíadas.
Registrar de forma social as minorias trouxe um olhar para a Língua Brasileira de Sinais
- Libras e para uma maioria surda, dentro de um universo de não-surdos. Contudo foi
possível também perceber que ainda há uma falta de acessibilidade linguística e de
metodologias por parte de Educadores Físicos não-surdos que desconhecem
inicialmente a própria língua de sinais, como também desconhecem formas de trabalho
com os surdos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo geral pesquisar se existe
alguma metodologia ou algum preparo acadêmico para os futuros professores dos
cursos de Educação Física no qual eles sejam orientados e treinados para interagir com
os surdos nos ambientes esportivos. Para tanto tem como objetivos específicos:
i.pesquisar se há alguma apostila, PDF, algum material visual onde os alunos surdos e
professores consigam acesso dos recursos que necessitam em suas áreas; ii. indagar
se há estratégias utilizadas pelos educadores físicos com alunos surdos durante
atividades físicas em espaços próprios como sala de aula ou academias; iii. coletar e
registrar os sinais-termo já existentes da área e discutir sobre os sinais que ainda não
existem e iv.analisar a possibilidade de criação de materiais para a área com uso de
QRcode com acesso a vídeos dos sinais-termo e seus conceitos, orientações nas
academias. O percurso metodológico teve os seguintes passos: a. levantamento
bibliográfico sobre produções acadêmicas no campo da Educação Física e da Língua
Brasileira de Sinais; b. Busca documental de materiais didáticos de ensino de Libras no
âmbito da Educação Física e c. organização de uma proposta de material didático com
uso de QRcode para profissionais da área de Educação Física. Toda a proposta teve
como base teórica Gil (2002); Quadros e Karnopp (2004); Campelo et all (2015) ;
Vianna, Silva e Aruaste (2014) e Ponce e Ferreira (2018). Na organização de material
didático bilíngue na forma de obras lexicográficas bilíngues, utilizamos Tuxi (2015, 2017
e 2019). Após a análise foi possível identificar que não há materiais didáticos que
auxiliem a acessibilidade linguística entre os profissionais de Educação Física como
também há uma grande necessidade de se repensar a disciplina de Libras que é
oferecida na graduação para esses profissionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | pt_BR |
dc.title | A importância do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais para o profissional licenciado e bacharel da Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of the knowledge of the Brazilian Sign Language for the professional licensee and bachelor in Physical Education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T15:46:03Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T15:46:03Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35227 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The development of Physical Education in the last ten years is very significant. Besides
the highlight on the athletes' performance, there is also a great impact on the
technological environment. In this framework we find distinct groups that have started to
be noticed: Indigenous Olympic games, Olympic games with a group of refugees, a
closer look at the Paralympics, and the national registration of the Deaflympics.
Recording in a social way the minorities brought a look to the Brazilian Sign Language -
Libras and to a deaf majority, within a universe of non-deaf. However, it was also possible
to realize that there is still a lack of linguistic accessibility and methodologies by non-deaf
Physical Educators who are initially unaware of their own sign language, as well as
unaware of ways to work with the deaf. Thus, this work has as a general objective to
investigate whether there is any methodology or some academic preparation for future
teachers of Physical Education courses in which they are oriented and trained to interact
with the deaf in sports environments. To do so, it has as specific objectives: i. research if
there is any handout, PDF, some visual material where deaf students and teachers can
access the resources they need in their areas; ii. investigate if there are strategies used
by physical educators with deaf students during physical activities in their own spaces as
classroom or gyms; iii. collect and record the sign-terms already existing in the area and
discuss the signs that do not exist and iv. analyze the possibility of creating materials for
the area with the use of QRcode with access to videos of the sign-terms and their
concepts, guidelines in gyms. The methodological path had the following steps: a.
bibliographic survey on academic productions in the field of Physical Education and
Brazilian Sign Language; b. search survey of teaching materials for teaching Libras in
Physical Education and c. organization of a proposal of teaching material using QRcode
for Physical Education professionals. The whole proposal had as theoretical basis Gil
(2002); Quadros and Karnopp (2004); Campelo et all (2015); Vianna, Silva and Aruaste
(2014) and Ponce and Ferreira (2018). In organizing bilingual teaching material in the
form of bilingual lexicographic works, we used Tuxi (2015, 2017 and 2019). After the
analysis it was possible to identify that there are no teaching materials that assist
linguistic accessibility among Physical Education professionals as well as there is a great
need to rethink the discipline of Libras that is offered in the graduation for these
professionals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|