Título: | Filosofia da Ciência em propostas de ação profissional docente de educação CTS |
Autor(es): | Costa, Karolaine da Silva |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Educação com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) |
Data de apresentação: | 13-Fev-2022 |
Data de publicação: | 18-Jul-2023 |
Referência: | COSTA, Karolaine da Silva. Filosofia da Ciência em propostas de ação profissional docente de educação CTS. 2022. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Nessa pesquisa, buscamos compreender de que forma a Educação CTS e a
Filosofia da Ciência podem se articular em práticas de sala de aula. Para tal,
fizemos uma análise bibliográfica das Proposições de Ação Profissional Docente
– PAPDs, apêndices das dissertações de mestrado, orientadas pelo Prof. Dr.
Wildson Luiz Pereira dos Santos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC. O Prof. Wildson foi um pesquisador destacado do
Instituto de Química da Universidade de Brasília, responsável pelos primeiros
estudos em CTS no Ensino de Química. Analisamos as atividades desenvolvidas
nas PAPDs, a partir dos textos didático reflexivos; questionário,
debates/discussões reflexivas; visitas planejadas, experimentos; pesquisas e
seminários. Dentro de cada atividade, buscamos destacar possíveis
contribuições relacionados à Filosofia da Ciência e aspectos de Natureza da
Ciência. Destacamos como exemplos dos tangenciamentos entre CTS e
Filosofia da Ciência observados nas seis PAPDs analisadas: a inserção do
contexto da produção do conhecimento científico para compreensão dos
conteúdos químicos, que conversam com aspectos da natureza da ciência,
buscando romper com o determinismo tecnológico, com a não neutralidade,
levantando discussões sobre valores e ética, influência econômica, política,
cultural e social. Reconhecemos o potencial das propostas didáticas, mas
consideramos a possibilidade da inserção de mais aspectos, em que essas duas
áreas estejam em aproximação. Esperamos que com essa análise documental,
estejamos contribuindo para reflexões e discussões acerca da presença da
Filosofia da Ciência em articulação com propostas de Educação CTS dentro de
sala de aula de Ciências. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.