Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KarolaineDaSilvaCosta_tcc.pdf461,45 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorCosta, Karolaine da Silva-
dc.identifier.citationCOSTA, Karolaine da Silva. Filosofia da Ciência em propostas de ação profissional docente de educação CTS. 2022. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNessa pesquisa, buscamos compreender de que forma a Educação CTS e a Filosofia da Ciência podem se articular em práticas de sala de aula. Para tal, fizemos uma análise bibliográfica das Proposições de Ação Profissional Docente – PAPDs, apêndices das dissertações de mestrado, orientadas pelo Prof. Dr. Wildson Luiz Pereira dos Santos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC. O Prof. Wildson foi um pesquisador destacado do Instituto de Química da Universidade de Brasília, responsável pelos primeiros estudos em CTS no Ensino de Química. Analisamos as atividades desenvolvidas nas PAPDs, a partir dos textos didático reflexivos; questionário, debates/discussões reflexivas; visitas planejadas, experimentos; pesquisas e seminários. Dentro de cada atividade, buscamos destacar possíveis contribuições relacionados à Filosofia da Ciência e aspectos de Natureza da Ciência. Destacamos como exemplos dos tangenciamentos entre CTS e Filosofia da Ciência observados nas seis PAPDs analisadas: a inserção do contexto da produção do conhecimento científico para compreensão dos conteúdos químicos, que conversam com aspectos da natureza da ciência, buscando romper com o determinismo tecnológico, com a não neutralidade, levantando discussões sobre valores e ética, influência econômica, política, cultural e social. Reconhecemos o potencial das propostas didáticas, mas consideramos a possibilidade da inserção de mais aspectos, em que essas duas áreas estejam em aproximação. Esperamos que com essa análise documental, estejamos contribuindo para reflexões e discussões acerca da presença da Filosofia da Ciência em articulação com propostas de Educação CTS dentro de sala de aula de Ciências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS)pt_BR
dc.titleFilosofia da Ciência em propostas de ação profissional docente de educação CTSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T14:45:50Z-
dc.date.available2023-07-18T14:45:50Z-
dc.date.submitted2022-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35212-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.