Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VitorGabrielSantosSouza_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma viagem pela Yggdrasil : a utilização de um RPG para revisar conceitos de Ciências
Autor(es): Souza, Vitor Gabriel Santos
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Role Playing Game (RPG)
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: SOUZA, Vitor Gabriel Santos. Uma viagem pela Yggdrasil: a utilização de um RPG para revisar conceitos de Ciências. 2023. 90 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O mundo atual se encontra cada vez mais rápido e automatizado, com uma presença significativa de distrações e informações, que viajam em velocidades antes inimagináveis. O que torna o ensino algo cada vez mais lento, quando comparado com as diferentes plataformas e mecanismos modernos de interação. Portanto, o presente trabalho visa não só citar esse obstáculo atual vivenciado por professores, como também traz a utilização de um RPG, com fundo de temática nórdica como mecanismo auxiliar, para trabalhar conceitos de Ciências e permitir um maior interesse dos alunos, discutindo os principais resultados obtidos durante e após a aplicação da atividade pedagógica descrita. Além disso, o trabalho ainda reflete e discute sobre as principais opiniões e impressões dos alunos fornecidas em um questionário cuja finalidade se relacionava com a motivação e interesse dos discentes em uma aula com dinâmica de jogo, resultando em percepções bastante encorajadoras no que diz respeito à contribuição proveniente de atividades lúdicas com a finalidade de construir conhecimento. Ressalta-se que o cerne da atividade e pesquisa desenvolvidas não se relacionava em mensurar o quanto os alunos aprenderam, mas sim de tentar compreender o quanto a utilização de um jogo como esse poderia contribuir para uma aula fluida e leve, com participação dos estudantes por meio de dúvidas e observações oportunas, propiciando assim uma aula que conseguisse ter mais proximidade entre as suas diferentes partes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.