Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RommeldaMattaAgostiniCavalher.pdf876,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho social e financeiro : uma análise financeira do impacto das estratégias de sustentabilidade nas organizações
Autor(es): Cavalher, Rommel da Matta Agostini
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Sustentabilidade
Planejamento empresarial
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 16-Mai-2012
Referência: CAVALHER, Rommel da Matta Agostini. Desempenho social e financeiro: uma análise financeira do impacto das estratégias de sustentabilidade nas organizações. 2011. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A questão da sustentabilidade e a necessidade de estratégias que a contemple não é uma novidade nas pesquisas e estudos, no entanto pouco tem se falado no Brasil sobre as métricas da sustentabilidade, poucos modelos de avaliação e mensuração das estratégias corporativas tem sido desenvolvidos. Neste sentido, este trabalho apresenta um modelo de avaliação de desempenho social e ambiental de uma corporação por métricas financeiras, especificamente o modelo de CAPM. Para tanto, foi realizado um apanhado teórico que perfaz o conceito de responsabilidade social, desempenho social de uma corporação, desempenho financeiro de uma corporação e a relação entre estes dois últimos. A avaliação foi realizada comparando dois índices de ações da BM&FBOVESPA, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Brasil (IBrX), para identificar se as ações do ISE geram ganhos excepcionais a seus acionistas. Foram realizadas 70 observações mensais de cada índice e como parâmetro para juros livre de risco foram utilizadas as taxas históricas do Certificado de Depósito Bancário (CDI). Os resultados divergem da teoria internacional, além de permitirem outras observações interessantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons