Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroJudahMouraMessias_tcc.pdf907,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Classificação de amostras de pó branco utilizando teste de Scott, análise de imagem e discriminação por mínimos quadrados parciais
Autor(es): Messias, Pedro Judah de Moura
Orientador(es): Braga, Jez Willian Batista
Coorientador(es): Souza, Diego Mendes de
Ramalho, Eduardo Dias
Assunto: Cocaína
Quimiometria
Teste de Scott
Data de apresentação: 24-Fev-2022
Data de publicação: 4-Jul-2023
Referência: MESSIAS, Pedro Judah de Moura. Classificação de amostras de pó branco utilizando teste de Scott, análise de imagem e discriminação por mínimos quadrados parciais. 2022. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Neste trabalho foi proposta a aplicação de análise discriminante por mínimos quadrados parciais (PLS-DA) a imagens fotográficas, pré-processadas com os filtros digitais unsharp e imadjust, das soluções obtidas pela aplicação do teste de Scott para aumentar sua seletividade para identificação de cocaína. Pela primeira vez, em um estudo de classificação por imagem, foi considerado um conjunto diversificado de 126 amostras reais de apreensões realizadas no Distrito Federal, Brasil, 29 falsos positivos e 18 amostras negativas. A aplicação do PLS-DA objetivou a correta classificação das imagens referentes a resultados positivos (cocaína presente, independente da presença de falso positivos) de resultados de amostras contendo substâncias falso positivas na ausência de cocaína, como uma alternativa simples, rápida e de baixo custo para laboratórios forenses aumentarem a confiabilidade de seus resultados preliminares. Como objetivos secundários, têm-se a realização do levantamento da ocorrência de falso-positivos em apreensões de pó branco realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal entre os anos de 2017 e o início de 2021 e o desenvolvimento de um acessório para a aquisição de imagens, através de smartphone, da fase orgânica do Teste de Scott.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.