Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DeboraCristinaAleixoLara_tcc.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da habilidade de cuidado de cuidadores familiares de crianças e adolescentes com câncer
Autor(es): Lara, Débora Cristina Aleixo
Orientador(es): Duarte, Adriana Maria
Assunto: Crianças e adolescentes
Câncer em crianças
Câncer em adolescentes
Enfermagem pediátrica
Cuidadores
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jun-2023
Referência: LARA, Débora Cristina Aleixo. Avaliação da habilidade de cuidado de cuidadores familiares de crianças e adolescentes com câncer. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: avaliar a habilidade de cuidado de cuidadores familiares de crianças e adolescentes com câncer. Método: estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa, fundamentado no Modelo do Cuidado Centrado no Paciente e Família, realizado em um hospital especializado no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, do Distrito Federal/Brasília, com cuidadores familiares de pacientes com câncer, entre os meses de fevereiro a maio de 2019. A seleção de amostra foi não probabilística, por conveniência. Os dados foram coletados por meio de uma ficha de caracterização dos pacientes e da família e por meio da versão brasileira do questionário Caring Ability Inventory (CAI). A análise estatística dos dados foi realizada de forma descritiva através de algumas medidas-resumo, como média, valores mínimo e máximo, desvio-padrão, frequências absoluta e relativa. Os princípios éticos em pesquisas com seres humanos foram respeitados na condução do estudo. Resultados: 53 cuidadores participaram do estudo. O perfil dos cuidadores familiares foi formado em sua maioria por mulheres (66%); cuidadores com idade abaixo de 40 anos (62,3%), casados (66%) e desempregados (56,6%). Os cuidadores familiares alcançaram, majoritariamente, pontuação compatível com o nível médio de habilidade. A habilidade de cuidado foi maior no sexo feminino, com companheiro e desempregadas. Na dimensão conhecimento, os cuidadores do sexo masculino, com ensino superior, que possuem companheiro e realizam alguma atividade remunerada alcançaram maiores scores. Em relação a coragem, observaram-se maiores scores entre as mulheres sem instrução ou fundamental incompleto, desempregadas e que não possuem companheiro. Já na dimensão paciência, as mulheres com superior completo, que possuem companheiro e estão desempregadas foram as que mais pontuaram. Conclusão: as mulheres com companheiro e desempregadas apresentaram maior habilidade de cuidado. A escolaridade e a renda mensal não mostraram associação positiva com a habilidade de cuidado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília,Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.