Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GustavoHenriqueAraujoOliveira_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso político-jurídico do riso : o caso da Hungria e do Partido do Cão com Duas Caudas
Autor(es): Oliveira, Gustavo Henrique Araújo Pimentel de
Orientador(es): Theodoro Filho, Wilson Roberto
Assunto: Sátira política
Partidos políticos - Hungria
Humorismo
Direito e política
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 28-Jun-2023
Referência: OLIVEIRA, Gustavo Henrique Araújo Pimentel de. O uso político-jurídico do riso: o caso da Hungria e do Partido do Cão com Duas Caudas. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho destina-se a realizar estudo de caso em que se observa a intersecção entre a atividade cômica e a atuação política, a saber, o caso do Partido do Cão com Duas Caudas, na Hungria. O riso, defende-se, pode ser observado em sua dimensão política ao longo da História, com frequentes episódios em que ele é tomado por arma, por uns, e, como ameaça, por outros. Partindo-se dessa constatação, estudamos concepções filosóficas diferentes a respeito do riso – Bergson, Hobbes, Giamario, Bakhtin e Eco – e procuramos interrelacionalas com o contexto do Partido no sentido de investigar o fenômeno em suas dimensões políticas.
Abstract: This work aims to perform a case study observing the intersection between comedic activity and political performance, namely, the case of the Two-tailed Dog Party in Hungary. Laughter, it is argued, can be observed in its political dimension throughout history, with frequent episodes in which it is taken as a weapon by some and as a threat by others. Based on this finding, we study different philosophical conceptions of laughter - Bergson, Hobbes, Giamario, Bakhtin, and Eco - and try to connect them with the context of the Party to investigate the phenomenon in its political dimensions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.