Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasMartinsDuarteOliveira_tcc.pdf18,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de uma ferramenta para gerenciamento de testes de controle de qualidade de aceleradores lineares usados em radioterapia
Autor(es): Oliveira, Lucas Martins Duarte de
Orientador(es): Pedroza, Antônio Carlos
Coorientador(es): Avelino, Samuel Ramalho
Assunto: Radioterapia
Física nuclear
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jun-2023
Referência: OLIVEIRA, Lucas Martins Duarte de. Desenvolvimento de uma ferramenta para gerenciamento de testes de controle de qualidade de aceleradores lineares usados em radioterapia. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração de uma ferramenta de gerenciamento de testes de controle de qualidade, para aceleradores lineares que são utilizados na radioterapia. Abordamos, inicialmente, aspectos físicos que se referem às radiações, os tipos de radiações e como elas podem interagir com a matéria. Assim, é construído um suporte teórico baseado na Física Nuclear. Logo em seguida, são introduzidos conceitos de dosimetria, que são necessários para compreensão dos testes de controle de qualidade, e a caracterização dos dosímetros que medem as grandezas físicas. No capítulo seguinte, faremos um estudo sobre a radioterapia, no que consiste o trabalho do físico médico e falamos sobre os testes de controle de qualidade que precisam ser executados, especialmente, em um acelerador linear. Em seguida apresentamos a nossa ferramenta de gerenciamento, que é um software online disponível para ser utilizado pelos integrantes do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os testes de controle de qualidade são baseados no seguinte documento (KLEIN et al., 2009), o qual é a referência mundial para testes de controle de qualidade em aceleradores lineares. Buscamos também apoio na legislação vigente, o que inclui: segurança e proteção radiológica para serviços de radioterapia, baseada na norma (BRASIL; MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA; CNEN, Agosto de 2021) ; e nas diretrizes de proteção radiológica que são baseadas no documento (BRASIL; MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA; CNEN, Março de 2014). E por final, no capítulo relacionado à ferramenta, mostramos como foi desenvolvida, suas funcionalidade e propósitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.