Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BeatrizAmorimDeAraujo_tcc.pdf665,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenho-estória : instrumento de assistência de enfermagem aplicada a crianças e adolescentes com doenças crônicas
Autor(es): Araújo, Beatriz Amorim de
Orientador(es): Torres, Ana Cláudia Afonso Valladares
Assunto: Enfermagem pediátrica
Saúde mental infantil
Neoplasias
Arteterapia
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 24-Jun-2023
Referência: ARAÚJO, Beatriz Amorim de. Desenho-estória: instrumento de assistência de enfermagem aplicada a crianças e adolescentes com doenças crônicas. 2019. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Descrever, analisar e comparar os desenhos-estórias projetivos da casa e do hospital elaborados pelo público infantojuvenil com doenças crônicas durante uma intervenção da Arteterapia. Método: Estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório que foi desenvolvida uma abordagem compreensiva e comparativa do desenho projetivo da casa e do hospital, fundamentados na visão da Psicologia Analítica. Resultados: Dos desenhos-estórias emergiram os aspectos sombrios, como a predominância de desenhos monocromáticos, o decréscimo psicomotor, baixa criatividade e a pouca pressão presente nos desenhos, aspectos que denotam baixo nível de energia e pouco equilíbrio mental, em especial nos desenhos do hospital. O hospital também apareceu como um local triste, barulhento, sem significado ou que não dispõe do necessário. Entretanto, para alguns participantes o hospital era confiável, feliz e lugar de suporte. Conclusão: Sugere-se que novas pesquisas que estimulem a criatividade do público infantojuvenil sejam acrescentadas na rotina dos cuidados da enfermagem pediátrica.
Abstract: Objective: Describe, analyze and compare the projective drawings of the house and the hospital elaborated by the public and children with chronic diseases during an intervention of Art therapy. Method: A descriptive and exploratory qualitative study that developed a comprehensive and comparative approach to the projective design of the home and the hospital, based on the analytical psychology view. Results: From the story-drawings emerged the dark aspects, such as the predominance of monochromatic drawings, the psychomotor decrease, low creativity and the low pressure present in the drawings, aspects that denote low energy level and little mental balance, especially in hospital drawings. The hospital also appeared as a sad place, noisy, meaningless or lacking the necessary. However, for some participants the hospital was reliable, happy and supportive. Conclusion: It is suggested that new research that stimulates the creativity of children and adolescents should be added to the routine of pediatric nursing care.
Resumén: Meta: Describir, analizar y comparar los diseños de estudios proyectivos de la casa y del hospital elaborados por el público infantojuvenil con enfermedades crónicas durante una intervención de la Arteterapia. Método: Estudio cualitativo del tipo descriptivo y exploratorio que se desarrolló un abordaje comprensivo y comparativo del diseño proyectivo de la casa y del hospital, fundamentados en la visión de la Psicología Analítica. Resultados: De los dibujos-historia surgieron los aspectos sombríos, como la predominancia de dibujos monocromáticos, el descenso psicomotor, baja creatividad y la poca presión presente en los dibujos, aspectos que denota bajo nivel de energía y poco equilibrio mental, en especial en los dibujos del hospital. El hospital también apareció como un lugar triste, ruidoso, sin significado o que no dispone de lo necesario. Sin embargo, para algunos participantes el hospital era confiable, feliz y lugar de soporte. Conclusión: Se sugiere que nuevas investigaciones que estimulen la creatividad del público infantojuvenil sean añadidas en la rutina de los cuidados de la enfermería pediátrica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.