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2011_AnandaTostesIsoni.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorLoureiro, Luiz Gustavo Kaercher-
dc.contributor.authorIsoni, Ananda Tostes-
dc.identifier.citationISONI, Ananda Tostes. Controle judicial de atos regulatórios. 2011. 108 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.en
dc.description.abstractA autonomia reforçada própria às agências reguladoras torna relevante o estudo do controle de sua atuação. Ao mesmo tempo, suas competências institucionais, voltadas não só à coordenação da atividade econômica regulada, mas também ao equilíbrio dos interesses públicos e privados envolvidos, exigem que as formas tradicionais de controle sejam revistas. Nesta monografia, adotou-se como objeto de pesquisa o controle judicial dos atos regulatórios. A partir de um panorama atual, buscou-se apontar deficiências e contradições observadas na realização dessa modalidade de controle. Por meio da análise de dados levantados em pesquisas, constatou-se que o Poder Judiciário além de decidir em tempo incompatível com as transformações de mercado, o faz com pouca qualidade técnica e de forma imprevisível, em detrimento da segurança jurídica e da estabilidade da atividade regulatória, tão caros às agências. Pontuou-se, ainda, que os efeitos da revisão judicial de um ato regulatório podem afetar não só os integrantes da relação processual, mas também se desdobrar sobre a pluralidade de interesses tutelados pelas agências reguladoras. Nessa linha, pretendeu-se investigar os limites da revisão judicial de atos regulatórios e, particularmente, se o controle de legalidade seria suficiente para torná-la efetiva. Para tanto, desconstruiu-se o dogma da discricionariedade técnica das agências reguladoras e concluiu-se que a análise de mérito desses atos não somente é possível, como também é fundamental à efetividade do controle judicial. Além disso, questionou-se se caberia ao Poder Judiciário decidir de forma substitutiva às agências reguladoras. A esse respeito, concluiu-se que a amplitude do exame judicial não autoriza a substituição do agente regulador pelo juiz, que poderá, contudo, definir prazo para que as agências decidam. Por fim, foram propostas soluções procedimentais e estruturais, com vistas ao aprimoramento do controle judicial de conteúdo dos atos regulatórios. Nesse contexto, ressaltou-se a relevância da atuação de agências reguladoras em processos que, ao colocar em questão a validade de seus atos, possam repercutir no equilíbrio regulatório. Entre as formas de intervenção processual de tais entidades, estudou-se sua participação como amicus curiae, litisconsorte e assistente. Ademais, considerando a possibilidade de ―captura‖ dos agentes reguladores, também se apontaram soluções que independem de sua atuação. Assim, destacou-se a importância do papel desempenhado pelo perito judicial e a possibilidade de realização de audiências públicas judiciais. Sugeriu-se, ainda, a criação de varas especializadas em matéria regulatória, bem como foram mencionadas vantagens e desvantagens de sua implementação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRegulação jurídicaen
dc.subject.keywordPoder Judiciárioen
dc.subject.keywordAgências reguladoras de atividades privadasen
dc.subject.keywordControle jurisdicional de atos administrativosen
dc.titleControle judicial de atos regulatóriosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-05-15T13:00:15Z-
dc.date.available2012-05-15T13:00:15Z-
dc.date.issued2012-05-15T13:00:15Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3507-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The enhanced autonomy of regulatory agencies demands a more accurate study of the control of their performance. At the same time, their institutional powers, not only directed to the coordination of the regulated economic activity, but also to the balance of public and private interests involved, require traditional forms of control to be reviewed. In this monograph, the subject of the research was restricted to the judicial control of regulatory acts. Starting from the current panorama, it was intended to point out contradictions and deficiencies observed in carrying out this type of control. Through the analysis of data collected in empirical surveys, it was found that Judiciary decisions are not only rendered in times not compatible with the market changes, but also technically poor and not uniform, all that to the detriment of the regulatory expediency, certainty and stability, values highly regarded by agencies and regulated agents. It was pointed out also that the effects of judicial review of a regulatory act may affect not only the members of the procedural relation, but also unfold on the plurality of interests protected by regulatory agencies. In this line, the intention was to investigate the boundaries of judicial review of regulatory acts, and, particularly, to ascertain if the control of legality was enough to make this review effective. To this end, the dogma of the technical discretion of the regulatory agencies was deconstructed, leaving room to the conclusion that a review on the merits of these acts is not only possible, but is the key to the effectiveness of judicial review. In addition, it was questioned whether judicial decisions should replace agencies‘ decisions. In this respect, it was concluded that the extent of judicial review does not authorize the replacement of a regulator by the judge, who may, however, set deadline for agencies to decide. Finally, some structural and procedural solutions have been proposed, in order to improve the judicial control of the merit of regulatory acts. In this context, it was emphasized the relevance of the action of regulatory agencies in cases that, by questioning the validity of their acts, impacting the regulatory balance. Among the procedural forms of intervention of such entities, it was studied their participation as amicus curiae, litisconsorte and assistant. Furthermore, considering the possibility of "capture" of regulators, it was also pointed out solutions that are independent of their performance. Thus, it was emphasized the importance of the role of expert witness and the possibility of judicial public hearings. It was suggested also the creation of specialized courts on regulatory and advantages and disadvantages of its implementation were mentioned.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3507-
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