Título: | Simulação clínica na enfermagem como método de ensino : o que se tem publicado no BDENF? |
Autor(es): | Gonçalves, Adalia Regina Silva |
Orientador(es): | Ponce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins |
Assunto: | Simulação clínica Enfermagem - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 28-Fev-2019 |
Data de publicação: | 19-Jun-2023 |
Referência: | GONÇALVES, Adalia Regina Silva. Simulação clínica na enfermagem como método de ensino: o que se tem publicado no BDENF? 2019. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever o que a literatura nacional apresenta sobre o uso da simulação clínica na enfermagem enquanto estratégia de ensino na graduação em cursos da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, onde foram selecionados artigos científicos na base de dados da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), com os descritores: “evalution” e “simulation” em língua inglesa, com o termo booleano “AND”.
Como critérios de inclusão, foram: artigos gratuitos, no idioma português, inglês e espanhol, no período de 2007 a 2018, base de dados BDENF. Na literatura foram encontrados um total de 43.495 artigos, após a leitura dos resumos e de acordo com os critérios de elegibilidade foram selecionados 22 artigos. Houve a necessidade de realizar uma nova busca na BVS/BDENF para verificar a existência de artigos sobre a temática no ano de 2016, com os descritores na língua portuguesa “simulação em enfermagem”, uma vez que na primeira pesquisa, não surgiram artigos no referido ano. Assim, nesta segunda busca surgiram 11 artigos na BDENF, cinco abordavam o assunto e dois atendiam melhor ao objeto do estudo. Totalizando 24 artigos. RESULTADOS: Os estudos destacam o uso da Simulação Clínica como estratégia de ensino, como método avaliativo inovador, para avaliarem a simulação, para descrever e interpretar o conteúdo de documentos, experiências e perspectivas vivenciadas pelos estudantes, e esses métodos avaliativos inovadores estão relacionados com o Debriefing, com a taxonomia de Bloom, Self-confidence Scale (SCE), Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE) ou Objective Structured Clinical Examination (OSCE), objetos virtuais de aprendizagem (OVA),
disparador de aprendizagem em simulação baseado em Bernstein e simulação como retroalimentação (feedback). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso da simulação clínica no ensino superior, como ferramenta pedagógica, vem contribuir para o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a simulação tem um papel diferenciado e inovador, pois permite uma retenção de conhecimento significativo por parte dos discentes. |
Abstract: | OBJECTIVE: To describe what the national literature presents about the use of clinical simulation in nursing as a teaching strategy in undergraduate health courses. METHODOLOGY: This is a bibliographic narrative review, where scientific articles were selected in the VHL (Virtual Health Library) database, with the descriptors: "evaluation" and "simulation" in English, with the Boolean term "AND ". As inclusion criteria were: free articles, in the Portuguese language, English and Spanish, from 2007 to 2018, database BDENF. In the literature, a total of 43,495 articles were found after the abstracts were read and 22 articles were selected according to the eligibility criteria. It was necessary to carry out a new search in the VHL / BDENF to verify the existence of articles on the subject in the year 2016, with the descriptors in the Portuguese language "simulation in nursing", since in the first survey, no articles appeared in the year of 2016. Thus, in this second search 11 articles appeared in the BDENF, five addressed the subject and two served the object of the study better. Totaling up to 24 articles. RESULTS: The studies emphasize the use of Clinical Simulation as a teaching strategy as an innovative evaluation method to evaluate the simulation, to describe and interpret the content of documents, experiences and perspectives experienced by the students, and these innovative evaluation methods are related to the Debriefing, with Bloom's taxonomy, Self-confidence Scale (SCE), Structured Clinical Exam Objective (ECCE) or Objective Structured Clinical Examination (OSCE), virtual learning objects (OVA), learning trigger in Bernstein-based simulation and simulation as feedback. FINAL CONSIDERATIONS: The use of clinical simulation in higher education, as a pedagogical tool, contributes to the teaching-learning process, since the simulation has a differentiated and innovative role, as it allows a significant retention of knowledge by
the students. |
Résumé: | OBJECTIF: Décrivez que la littérature nationale présente sur l’utilisation de la simulation clinique en soins infirmiers comme stratégie d’enseignement dans les cours premier cycle en santé. MÉTHODOLOGIE: Il s'agit d'une revue bibliographique narrative, dans laquelle des articles scientifiques ont été sélectionnés dans la base de données VHL (bibliothèque virtuelle de la santé), avec les descripteurs suivants: “Évaluation” et “simulation” en anglais, avec le terme booléen “ET”. Les critères d'inclusion étaient les suivants: articles gratuits en portugais, anglais et espagnol de 2007 à 2018, base de données BDENF. Au total, 43 955 articles ont été trouvés dans la littérature. Après lecture des résumés et selon les critères d'éligibilité, 22 articles ont été sélectionnés. Il était nécessaire d'effectuer une nouvelle recherche dans le VHL / BDENF pour vérifier l'existence d'articles sur le thème en 2016, avec les descripteurs en portugais «simulation de soins infirmiers», car dans la première recherche, aucun article ne figurait dans le année. Ainsi, lors de cette seconde recherche, 11 articles sont parus dans le BDENF, cinq abordent le sujet et deux servent mieux l'objet de l'étude. Totalisant 24 articles. RÉSULTATS: Les études soulignent l’utilisation de la simulation clinique comme stratégie d’enseignement, comme méthode d’évaluation innovante, pour décrire et interpréter le contenu des documents, des expériences et des points de vue des étudiants. Ces méthodes d’évaluation novatrices sont liées au débriefing, avec la taxonomie, l'échelle de confiance en soi (SCE), l'examen clinique objectif structuré (ECOE)
ou l'examen clinique objectif structuré (OSCE),Taxonomie du Bloom, les objets d'apprentissage virtuels (OVA), le déclencheur d'apprentissage par simulation basé sur Bernstein et la simulation par rétroaction (commentaires). CONSIDÉRATIONS FINALES: L'utilisation de la simulation clinique dans l'enseignement supérieur, en tant qu'outil pédagogique, contribue au processus d'enseignement-apprentissage, car la simulation joue un rôle novateur et différencié, car elle permet aux étudiants de conserver des connaissances importantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus UnB Ceilândia
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