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dc.contributor.advisorSouza, Josiane do Socorro Aguiar de-
dc.contributor.authorSantos, Rômulo Diniz-
dc.identifier.citationSANTOS, Rômulo Diniz. Estudo de viabilidade de energia solar e eólica em estabelecimento de educação infantil em Samambaia-DF. 2023. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA discussão sobre a necessidade de aumentar a geração de energia limpa do país e do mundo aumentou em 2015 com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para ajudar no cumprimento dos ODS, o Brasil implementou uma série de leis e incentivos fiscais que fomentam o setor de geração de energia limpa. A geração distribuída foi uma das áreas mais beneficiadas. Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade implementação de geração de energia solar ou eólica em uma instituição de ensino infantil. Em entrevista com a diretora responsável pela instituição de ensino infantil, foi dito que busca-se implementar um sistema de geração de energia renovável para reduzir os custos com energia elétrica e diminuir os impactos ambientais gerados pela instituição. Foram considerados os aspectos técnico, econômico e sustentável. Os procedimentos metodológicos principais foram: visita técnica, levantamento de dados e referêncial bibliográfico. Na visita técnica foi possível verificar a demanda de eneriga da creche, assim como identificar possíveis objetos de estudo de uma análise de eficiência energética. Com a análise de eficiência energética foi projetado um sistema de aquecimento de água que atenda a demanda dos banhos nas crianças, responsável pelo maior gasto de energia da instituição de ensino infantil. Após escolhidos os indicadores de viabilidade de forma que abranjam os três aspectos citados, estes indicadores foram normalizados para que se tornem valores adimensionais. Com os valores adimensionais dos indicadores é possível criar um índice de comparação entre os dois tipos de empreendimento de energia limpa. Foi feita a análise dos indicadores com peso e sem peso, de acordo com as possíveis prioridades da creche Maria de Nazaré, produzindo um índice de viabilidade para cada situação. Após a comparação dos índices ficou evidenciado que a melhor opção para a creche Maria de Nazaré é a implementação do empreendimento de energia solar fotovoltaica. É interessante notar como os tipos de empreendimentos se destacam positivamente de forma alternada entre os aspectos escolhidos, não sendo nenhum deles unanimidade em todos os aspectos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétrica - geraçãopt_BR
dc.subject.keywordEnergia - fontes alternativaspt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de energia solar e eólica em estabelecimento de educação infantil em Samambaia-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T15:18:35Z-
dc.date.available2023-06-19T15:18:35Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35063-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Since 2015, when was created the Sustainable Development Goals, the countries are looking for ways to increase the clean energy generation. Looking for help the accomplishment of the SDG, Brazil did implement some laws and tax breaks that promote the clean energy generation sector. The distributed generation is one of the keys to reach this goal. This paper has as objective do a comparison between the viability implementation of solar or wind energy generation in a children educational institution, considering technical, economical and sustainable aspects. The methodology was based on do a tecnical visit in order to collect the necessary data and search bibliographic reference. In a visit to the teach institution was taken the local energy demand, and the necessary conditions for implementation of both types of energy generation. Also the need of a energy efficiency analysis was identified. This technique pointed the need for a water heating system, because the main source of wasting energy is the bath taking by the kids along both operating shifts of the institution. So the water heating system was projected. After chosen the indicators of viability in a way they involve those three aspects cited, these indicators were standardized to become dimensionless, this is necessary so the indicators can be analyzed combined. With the dimensionless value of the indicators is possible to create an index of comparison between both types of clean energy generation. The index were created considering the importance of indicators and without consider it. After the comparison was clear that the better option to the Institution is the implementation of the solar energy generation. It is interesting to highlight how none of the typer of generation is better in all aspects chosen, none of them is unanimous in all aspects.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



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