Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Viviane Fernandes Faria | - |
dc.contributor.author | Silva, Lorrana Mendes da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lorrana Mendes da. Abordagem Pikler: um estudo sobre a produção científica no Brasil (2014-2022). 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo verificar como a abordagem Pikler-Lóczy é tratada na produção científica no Brasil, além de discutir as contribuições da Abordagem Pikler na educação e no cuidado dos bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos de idade, com foco nos princípios da abordagem Pikler, entre os quais se destacam a segurança afetiva, o movimento livre, o desenvolvimento integral e a autonomia. Foi realizado um estudo qualitativo, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica que mapeou a produção científica da abordagem Pikler-Lóczy no Brasil. A análise se deu em torno de quatro categorias: bebês e crianças pequenas, formação de educadores, educação inclusiva, e cuidados em ambientes institucionais. Entre as categorias analisadas, bebês e crianças pequenas foi a que teve um quantitativo maior de trabalhos publicados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Abordagem Pikler : um estudo sobre a produção científica no Brasil (2014-2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T12:03:54Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T12:03:54Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35047 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to verify how the Pikler-Lóczy approach is approached in scientific production in Brazil, in addition to discussing the contributions of the Pikler Approach in the education and care of babies and young children from 0 to 3 years of age, focusing on the principles of the Pikler approach, among which affective security, free movement, integral development and autonomy stand out. A qualitative study was carried out, through a bibliographical research that mapped the scientific production of the Pikler
Lóczy approach in Brazil. The analysis revolved around four categories: babies and young children, educator training, inclusive education, and care in institutional settings. Among the categories analyzed, babies and young children had the highest number of papers published. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|