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dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Laynnara Braz dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Laynnara Braz dos. Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no Brasil: (des)caminhos impostos pelo Programa Tempo de Aprender. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisou as concepções epistemológicas e didáticas para o campo da alfabetização no programa Tempo de Aprender (BRASIL, 2020) e concepções docentes a respeito dessa política. Pretendeu responder a seguinte pergunta: Quais as concepções de alfabetização e letramento presentes no documento, bem como nas narrativas de uma docente atuante no bloco inicial de alfabetização? Para discussão teórica, o estudo ancorou-se em autores/as, tais como: Morais (2015; 2019; 2020); Soares (2004; 2020) e Mortatti (2019; 2020), entre outros, para o debate em torno dos campos da alfabetização e do letramento. No eixo da formação continuada, a pesquisa contou com contribuições de autores/as como: Pimenta (1999); Ribas (1999); Frade (2005) e Veiga (2009), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no segundo semestre de 2022 e concluída no primeiro semestre de 2023. Contou com a análise documental do Programa Tempo de Aprender (2020), bem como de entrevista semiestruturada com uma docente atuante na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em 2023. O tratamento dos dados foi conduzido por meio da análise de conteúdo temática orientada por Bardin (1977) e Franco (1998). Os resultados apontaram que o Programa assume o método fônico como o mais eficaz para garantir a alfabetização das crianças, o que se considera um retrocesso frente às contribuições que vem sendo tecidas por professores pesquisadores renomados no Brasil, cuja defesa é pela perspectiva de alfabetizar letrando, de modo que, até o terceiro ano do ensino fundamental, a criança tenha se apropriado da leitura e da escrita alfabética em concomitância com a linguagem presente nos diversos tipos e gêneros textuais. Essa perspectiva, inclusive, foi a defesa da professora entrevistada que vai na contramão do defendido pelo programa Tempo de Aprender.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleFormação Continuada de Professores Alfabetizadores no Brasil : (des)caminhos impostos pelo Programa Tempo de Aprenderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-16T11:54:20Z-
dc.date.available2023-06-16T11:54:20Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35045-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study analyzed the epistemological and didactic conceptions for the field of literacy in the Tempo de Aprender Program (BRASIL, 2020) and teachers' conceptions regarding this policy. It intended to answer the following question: what are the conceptions of literacy and literacy present in the document, as well as in the narratives of a teacher working in the initial literacy block? For theoretical discussion, the study was anchored in authors such as: Morais (2015; 2019; 2020); Soares (2004; 2020) and Mortatti (2019; 2020), among others, for the debate around the fields of literacy and literacy. In the axis of continuing education, the research had contributions from authors such as: Pimenta (1999); Ribas (1999); Frade (2005) and Veiga (2009), among others. This is a qualitative research, carried out in the second half of 2022 and concluded in the first half of 2023. It included a documental analysis of the Tempo de Aprender Program (2020), as well as a semi-structured interview with a professor working at the Secretary of State for Education of the Federal District, in 2023. Data processing was conducted through thematic content analysis guided by Bardin (1977) and Franco (1998). The results showed that the Program assumes the phonic method as the most effective to guarantee children's literacy, which is considered a setback in the face of the contributions that have been made by renowned research professors in Brazil, whose defense is based on the perspective of teaching literacy, so that, by the third year of elementary school, the child has appropriated alphabetic reading and writing concomitantly with the language present in the various types and textual genres. This perspective was even defended by the teacher interviewed, which goes against the grain of what is defended by the Tempo de Aprender program.pt_BR
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