Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Luana Santos Avelino da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Santos Avelino da. O que aprendem os bebês na creche?: um estudo a partir das concepções dos professores. 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Que os bebês aprendem não há dúvidas, mas quando se pensa em um ambiente institucional como a creche, parece que fica difícil dizer o que os bebês aprendem lá. Os bebês passam muitas horas por dia em uma creche, lá recebem cuidados de higiene e são alimentados. O que aprendem durante todas essas horas? Neste contexto, este estudo teve por objetivo geral analisar as concepções de professores sobre a aprendizagem dos bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses ao participarem da rotina em instituições de Educação do Distrito Federal. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, é exploratória e descritiva. Os dados foram gerados a partir da aplicação de questionários no segundo semestre de 2022 com 5 professoras de Creches do Distrito Federal/Brasil. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Barbosa (2001, 2006, 2009, 2010), Amorim, Rossetti-Ferreira e Anjos (2012); Oliveira (2009); Silva (2018); Rocha (2001); Proença (2004); Fonseca (2018). Conclui-se que, de modo geral, as professoras têm um discurso que se aproxima aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem descritos na Base Nacional Curricular e do Currículo em Movimento do Distrito Federal quando dizem que os bebês aprendem por intermédio das interações, brincadeiras e das experiências que são proporcionadas na rotina da creche. Os bebês aprendem a explorar e compreender o mundo ao seu redor, desenvolvendo sua curiosidade e capacidades linguísticas e sociais, desenvolvendo o físico, afetivo, cognitivo e social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches | pt_BR |
dc.title | O que aprendem os bebês na creche? : um estudo a partir das concepções dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T11:38:20Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T11:38:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35044 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | That babies learn there is no doubt, but when thinking about an institutional setting like daycare, it seems that it becomes difficult to say what babies learn there. Babies spend many hours a day in daycare. They receive hygiene care and are fed. But what do they learn in all these hours? In this context, this study had the general objective of analyzing teachers' conceptions about the learning of babies from 4 months to 1 year and 6 months as they participate in the routine in institutions of Early Childhood Educations of the Federal District. The research has a qualitative approach, is exploratory and descriptive. The data were generated from the application of questionnaires in the second semester of 2022 with 5 teachers of Day Care Centers in the Federal District/Brazil. To theoretically ground the research some theorists were used, among them: Barbosa (2001, 2006, 2009, 2010), Amorim, Rossetti-Ferreira and Anjos (2012); Oliveira (2009); Silva (2018); Rocha (2001); Proença (2004); Fonseca (2018). It is concluded that, in general, the teachers have a discourse that is close to the development and learning objectives described in the National Curricular Base and the Curriculum in Movement of the Federal District when they say that babies learn through interactions, play, and the experiences that are provided in the daycare environment. Babies learn to explore and understand the world around them, developing their curiosity and linguistic and social skills, developing the physical, affective, cognitive and social. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|