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Título: Práticas avaliativas em escolas militarizadas na região centro-oeste : perspectivas de pesquisadores
Autor(es): Agum, Morgana Tetzner
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Avaliação de aprendizagem
Escolas militares
Data de apresentação: 1-Fev-2023
Data de publicação: 16-Jun-2023
Referência: AGUM, Morgana Tetzner. Práticas avaliativas em escolas militarizadas na região centro-oeste: perspectivas de pesquisadores. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir acerca de práticas avaliativas desenvolvidas em escolas públicas militarizadas na região Centro-Oeste, tendo como base publicações do período de 2017 a 2022. Trata-se de estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que produziu os dados a partir de buscas no Google Acadêmico, no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A carência de publicações a respeito de avaliação nesse modelo de organização escolar reafirma a relevância do estudo e da publicação dele decorrente. O referencial teórico abrangeu autores como Chueiri (2008), Fernandes (2014), Freitas (1991; 2009), Hadji (2001), Perrenoud (1999) e Villas Boas (2002; 2008; 2017; 2019). Adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para a organização e leitura dos dados obtidos das publicações decorrentes de pesquisas desenvolvidas com procedimentos que oportunizaram a escuta de professores, estudantes e equipes escolares. Os resultados revelam a compreensão do processo avaliativo associado à lógica classificatória de verificação da aprendizagem, com foco em resultados conclusivos, pela ênfase na avaliação somativa, distanciando-se da perspectiva formativa de avaliação. Nesse sentido, a avaliação torna-se inócua, constituindo-se um balanço do trabalho realizado a fim de classificá-lo em função dos resultados obtidos. Predominam os procedimentos/instrumentos tradicionais, que se resumem à aplicação de provas padronizadas ao final de cada bimestre.
Abstract: The objective of this article is to reflect on evaluation practices developed in militarized public schools in the Brazil Midwest region, based on publications from 2017 to 2022. It is a bibliographic study with a qualitative approach that produced data from searches in the Google Scholar, the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The lack of publications on assessment in this 12 model of school organization reaffirms the relevance of the study and the resulting publication. The theoretical framework covered authors such as Chueiri (2008), Fernandes (2014), Freitas (1991; 2009), Hadji (2001), Perrenoud (1999) and Villas Boas (2002; 2008; 2017; 2019). Content Analysis (BARDIN, 2016) was adopted for the organization and reading of data obtained from publications resulting from research carried out with procedures that made it possible to listen to teachers, students and school teams. The results reveal the understanding of the evaluation process associated with the classification logic of learning verification, focusing on conclusive results, by emphasizing summative evaluation, moving away from the formative perspective of evaluation. In this sense, the evaluation becomes innocuous, constituting a balance of the work carried out in order to classify it according to the results obtained. Traditional procedures/instruments predominate, which boil down to the application of standardized tests at the end of each two-month period.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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