Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KaryneKellyDeLimaCavalcante_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias digitais na gestão pedagógica : aprendizagens a partir da pandemia da Covid-19 na percepção de gestores escolares
Autor(es): Cavalcante, Karyne Kelly de Lima
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Pandemia
Tecnologia na educação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: CAVALCANTE, Karyne Kelly de Lima. Tecnologias digitais na gestão pedagógica: aprendizagens a partir da pandemia da Covid-19 na percepção de gestores escolares. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O artigo analisa o processo de adaptação ao ensino remoto, como foco na utilização das tecnologias digitais. p em uma escola de educação básica da rede privada do Distrito Federal, diante a pandemia da COVID-19, pela percepção de membros da equipe gestora. O trabalho é parte de um estudo desenvolvido pela Comissão de Políticas da RedAge Internacional e busca compreender as experiências e aprendizagens com o uso de tecnologias digitais na gestão pedagógica em três momentos distintos: antes, durante e nas circunstâncias atuais da pandemia da COVID-19. Em temos metodológicos, o trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando, como instrumento de pesquisa, a entrevista estruturada. Os resultados das entrevistas nas percepções das gestoras mostraram-se ser uma escola de classe média alta, com uma estrutura aparentemente bem desenvolvida, com bom suporte financeiro e com equipamentos tecnológicos em todo o âmbito escolar. Porém trata-se de uma escola conteudista e pouco se utilizava-se de recursos tecnológicos. A escola selecionada foi uma das primeiras escolas em Brasília a organizar-se de forma rápida para dar continuidade ao ensino de forma on-line. Entretanto, apresentaram-se resistências das famílias, alunos e docentes quanto a utilização dos novos recursos; a adaptabilidade dos dispositivos digitais foi um desafio para todos. A análise das entrevistas revelou que uma aprendizagem para a gestão escolar e pedagógica foi fundamental no trabalho coletivo e colaborativo que permitiu a superação das resistências observadas no início do processo. As tecnologias digitais passaram a ser vistas como importante aliadas no processo de ensino e aprendizagem, necessitando de permanente atenção da gestão quanto à formação continuada de todos os sujeitos envolvidos no processo para o desenvolvimento de competências digitais no ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.