Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SaraRaquelNunesRodrigues_tcc.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escrevivências : refletindo sobre racismo e o acompanhamento terapêutico
Autor(es): Rodrigues, Sara Raquel Nunes
Orientador(es): Silva, Daniela Barros Pontes e
Assunto: Racismo
Transtorno do espectro autista
Educação inclusiva
Data de apresentação: 14-Fev-2022
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: RODRIGUES, Sara Raquel Nunes. Escrevivências: refletindo sobre racismo e o acompanhamento terapêutico. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A partir da experiência de Acompanhante Terapêutica de uma criança negra com autismo, por meio do exercício da Escrevivência, termo e instrumento metodológico de escrita cunhado por Conceição Evaristo, teço reflexões acerca dos desafios de uma criança negra na educação, desde minha própria trajetória escolar, acadêmica e profissional até reflexões e análises da interseccionalidade autismo e raça, pensando na potencialização das violências e dos enfrentamentos de uma criança negra dentro do espectro do autismo na Educação Inclusiva. Dialogando com autoras e autores como Kimberlé Crenshaw, Abdias Nascimento, Ildete Batista do Carmo, Silvio Almeida, Elizabeth Tunes, Sandra Regina Oliveira, o texto reflete criticamente sobre a escolarização de crianças negras, buscando encontrar caminhos efetivamente mais inclusivos.
Abstract: From the experience of being a therapeutic companion of a black child with autism emerge reflections about the challenges of a black child in education, through the exercise of Escrevivência, term and methodological instrument of writing by Conceição Evaristo. The escrevivência permits that I weave reflections, from my own. trajectory to the analysis of the intersectionality between autism and race, thinking critically about the potentializing of violence and the confrontations of a black child within the autism spectrum in inclusive education. Dialog is made with authors such as Kimberlé Crenshaw, Abdias Nascimento, Ildete Batista do Carmo, Silvio Almeida, Elizabeth Tunes, Sandra Regina Oliveira, to critically reflect on the schooling of black children, seeking to find more effective ways to inclusive education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.