Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Reis, Verônica de Almeida | - |
dc.identifier.citation | REIS, Verônica de Almeida. O CEDUC-FE e suas fontes documentais para a história da educação no Distrito Federal e Entorno. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo busca analisar a criação do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC-FE) da Universidade de Brasília, constituído no ano de 1994, com a função de ser uma "base de dados para a educação" (BRASÍLIA, 1994, p.1). Diante das mudanças que ocorreram ao longo da sua história, destaca-se aqui a reorganização que dividiu o acervo em dez fundos, operação iniciada em 2016 pela gestão do professor José Juarez Tuchinski dos Anjos e sequenciada pela vigência atual da professora Etienne Baldez Louzada Barbosa, atuante desde 2019. A fim de alcançar essa proposta, foi realizada uma pesquisa nas fontes documentais existentes no próprio CEDUC, como relatórios de gestão, de divisão de fundos, assim como inventários dos fundos. Considerando que o CEDUC é um espaço de guarda da memória institucional da Faculdade de Educação e da história da educação brasileira como um todo, vê-se, portanto a sua pertinência para pesquisa acadêmica e a construção de conhecimento. Nesse sentido, buscou-se, tão somente, evidenciar as possibilidades de ações investigativas acerca da Educação Infantil no Distrito Federal e Entorno, a partir da análise de três documentações sobre a formação de professores do pré-escolar que se encontram no Fundo História da Educação no DF e Entorno. Perante do reduzido número de trabalhos voltados para Centros de Documentação e/ou Memória situados em Faculdades de Educação, espera-se que este contribua para a produção novos trabalhos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.title | O CEDUC-FE e suas fontes documentais para a história da educação no Distrito Federal e Entorno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T11:22:29Z | - |
dc.date.available | 2023-06-13T11:22:29Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35034 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article seeks to analyze the creation of the Documentation and Memory Center of the Faculty of Education (CEDUC-FE) of the University of Brasília, heir in 1994, with the function of being a “database for education" (BRASÍLIA, 1994, p.1). In view of the changes that have occurred throughout its history, the reorganization that divided the collection into ten funds stands out here, an operation initiated in 2016 by the management of Professor José Juarez Tuchinski dos Anjos and followed by the current term of Professor Etienne Baldez Louzada Barbosa, active since 2019. In order to achieve this proposal, a research was carried out in the existing documentary sources in CEDUC itself, such as a management report, a division of funds, as well as fund inventories. Considering that CEDUC is a place to guard the institutional memory of the Faculty of Education and the history of Brazilian education as a whole, its relevance for academic research and the construction of knowledge can therefore be seen. In this sense, we only sought to highlight the possibilities of investigative actions regarding Early Childhood Education in the Federal District and Surroundings, based on the analysis of three documents on the training of preschool teachers that are found in the History of Education in the Federal District and surroundings. In view of the reduced number of works aimed at Documentation and/or Memory Centers located in Faculties of Education, it is expected that this will contribute to the production of new works. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|