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Título: Literatura infantil no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) literário : entendendo a formação do leitor a partir da seleção de obras literárias
Autor(es): Silva, Kamila Marques da
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Literatura infantil
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livros didáticos
Hábitos de leitura
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: SILVA, Kamila Marques da. Literatura infantil no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) literário: entendendo a formação do leitor a partir da seleção de obras literárias. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Identificar a concepção de literatura infantil presente no PNLD Literário, possibilita comparar os critérios de avaliação e de seleção das obras literárias dos editais do PNLD Literário com as concepções de literatura infantil, tendo como suporte o referencial teórico, para refletir sobre a relação entre as concepções de literatura infantil contidas nos editais e a formação do leitor literário na escola, com vistas a compreender a influência das políticas públicas na formação de leitores literários. Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizou-se da metodologia qualitativa, tendo como procedimento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, a fim de identificar estudos realizados a partir dos editais do PNLD Literário com enfoque na concepção de literatura infantil. Para a coleta de dados, buscou-se, nas bases de dados as seguintes palavras-chave utilizando operadores booleanos com o intuito de filtrar os resultados de modo que esteja de acordo com a delimitação que a pesquisa propõe: “PNLD Literário” AND “concepção de literatura infantil”; “PNLD Literário” AND edital; “PNLD Literário” AND “formação de leitores”; e “PNLD Literário” AND “ensino fundamental”. Além disso, a busca foi refinada entre os anos de 2018 a 2022, visto que são os anos de vigência do Programa. Em seguida, o procedimento de análise de dados consistiu em identificar, nos trabalhos encontrados na etapa anterior, as análises relacionadas aos critérios de seleção das obras presentes nos editais do PNLD Literário e compará-las às concepções de literatura infantil trazidas no referencial teórico, refletindo sobre a formação do leitor literário e a influência das políticas públicas nesse processo. Após a análise dos dados, conclui-se que a literatura infantil adotada pelo PNLD Literário é a literatura que estimula o desenvolvimento intelectual do aluno, uma literatura voltada para o conhecimento, que possibilita ao aluno criar novas relações e interpretações. A literatura infantil selecionada pela equipe do PNLD Literário pode contribuir para a formação do leitor literário, pois, apesar de considerar a faixa etária dos alunos na seleção das obras, respeita as diferenças individuais de cada um, analisando as obras de forma que possibilitem a interação com o leitor em sua totalidade, além de buscar considerar as características socioculturais dos alunos, o que torna a literatura mais próxima deles, ajudando a despertar no aluno a vontade de ler. Este estudo pode ser utilizado por professores do Ensino Fundamental, para refletir sobre a formação do leitor literário, uma vez que as políticas públicas influenciam esse processo.
Abstract: The objective of this study is to identify the concept of Children's Literature present in the Literary PNLD, which makes it possible to compare the criteria for evaluating and selecting the literary works of PNLD's Literary Edicts with the concepts of Children's Literature based on the theoretical reference, in order to reflect on the relationship between the concepts of Children's Literature of the Edicts and the formation of the literary reader in school, aiming at understanding the influence of public policies on the formation of literary readers. In order to achieve the objectives of the research, qualitative methodology was used, having as a procedure for collecting data the bibliographic research in secondary sources in the Google Scholar and Scielo databases, in order to identify studies carried out from the Edicts of PNLD with a focus on the concept of children's literature. For data collection, the following keywords were searched in the databases using Boolean operators in order to filter the results so that they are in accordance with the delimitation that the research proposes: "Literary PNLD" AND "concept of children's literature"; "Literary PNLD" AND edict; "Literary PNLD" AND "reader formation"; and "Literary PNLD" AND "elementary school". In addition, the search was refined between the years 2018 and 2022, as these are the years of the Program's validity. Then, the procedure for data analysis consisted in identifying, in the works found in the previous stage, the analyses related to the criteria for selecting works present in the Edicts of PNLD and comparing them to the concepts of Children's Literature brought in the theoretical reference, reflecting on the formation of the literary reader and the influence of public policies in this process. After analyzing the data, it was concluded that the children's literature adopted by the PNLD Literary is the literature that stimulates the intellectual development of the student, a literature aimed at knowledge, which allows the student to create new relations and interpretations. The children's literature selected by the PNLD Literary team contributes to the formation of the literary reader, because, despite considering the students' age group in the selection of works, it does not fail to respect the individual differences of each one, analyzing the works in a way that allows interaction with the reader in its entirety , in addition to considering the sociocultural characteristics of the students, which makes the literature closer to them, helping to awaken in the student the desire to read. This study can be used by elementary school teachers to reflect on the formation of the literary reader, since public policies influence this process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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