Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Débora Maria Pereira de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Débora Maria Pereira de. Atividade lúdica e bilinguismo na educação infantil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar como as atividades lúdicas podem auxiliar e potencializar a aprendizagem e aquisição de uma segunda língua na educação infantil, de modo que proporcionem às crianças momentos prazerosos, de bem-estar, plenitude e integração do pensamento, sentimentos e ações ao longo das atividades. Também evidenciou os termos ludicidade e bilinguismo e a sua percepção por parte de alguns estudiosos. Foram realizadas cinco observações com duração de trinta minutos, em quatro turmas da educação infantil na escola caracterizada. A observação visava acompanhar professores e crianças atuando na educação infantil. Durante os momentos foram realizadas anotações das interações e mediações, é importante ressaltar que somente no primeiro segmento foram realizadas duas observações na mesma turma. A turma de toddler é composta por quinze crianças e três professoras, o nursery tem vinte três crianças e três professoras, já o JK e SK possuem vinte e três crianças e entre duas ou três professoras. Os teóricos abordados são Almeida e Flores (2017), Bacelar (2009), Kishimoto (1998), Luckesi (2014), Marcelino (2009), Megale (2005), Vian Junior, Weissheimer e Marcelino (2013), além de serem analisados documentos do programa International Baccalaureate. Conclui-se que as experiências lúdicas vivenciadas na rotina desempenham um grande papel no processo aprendizagem das crianças e de mediação da L2 por parte do professor, pois permitem que os sentimentos, ações e pensamentos se conectem de forma integral e ampla, proporcionando momentos prazerosos e de bem-estar no processo de aprendizagem. A ludicidade se mostrou como um elemento principal para que a aprendizagem de uma segunda língua ocorra de maneira natural e confortável para as crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Atividade lúdica e bilinguismo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T11:04:52Z | - |
dc.date.available | 2023-06-13T11:04:52Z | - |
dc.date.submitted | 2023-01-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35031 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following study aimed to analyze how playfulness activities can help and enhance the learning and acquisition of a second language in early childhood education, providing children with pleasurable moments of well-being, fullness and integration of thought, feelings and actions during the activities. It also highlights the terms ludicity and bilingualism and their perception by some scholars. Five observations lasting thirty minutes were carried out in four classes of kindergarten in the characterized school. The observation aimed to accompany teachers and children working in early childhood education. During the moments, notes of interactions and mediations were taken, it is important to emphasize that only in the first segment were two observations made in the same class. The toddler class is made up of fifteen children and three teachers, the nursery has twenty-three children and three teachers, JK and SK have twenty-three children and between two or three teachers. The theorists addressed are Almeida and Flores (2017), Bacelar (2009), Kishimoto (1998), Luckesi (2014), Marcelino (2009), Megale (2005), Vian Junior, Weissheimer and Marcelino (2013), in addition to analyzing documents of the International Baccalaureate program. It is concluded that the ludic experiences lived in the routine play a great role in the learning process of the children and in the mediation of the L2 by the teacher, as they allow the feelings, actions and thoughts to be connected in an integral and wide way, providing pleasant moments and well-being in the learning process. Playfulness proved to be a key element for learning a second language to occur in a natural and comfortable way for children. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|