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Título: A creche, os bebês e as crianças bem pequenas representadas no Jornal Mulherio (1981-1988)
Autor(es): Santos, Carolina Rodrigues dos
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação de crianças
Representações sociais
Creches
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: SANTOS, Carolina Rodrigues dos. A creche, os bebês e as crianças bem pequenas representadas no Jornal Mulherio (1981-1988). 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Na década de 1980, no fim do período da ditadura militar brasileira e no início do período da redemocratização, havia uma efervescente luta por direitos sociais e por uma mudança estrutural da sociedade no campo da vida doméstica e da vida pública. Objetivo deste trabalho é identificar, nas páginas do jornal Mulherio, como as crianças comparecem representadas, principalmente em relação ao debate sobre a creche, entre 1981-1988. Trata-se de um trabalho de cunho histórico, em que se representa o pensamento a respeito das creches e das crianças pequenas à época, a partir da leitura do jornal e com o recorte dos temas anteriormente citados. Este estudo historiográfico baseou-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica a partir da leitura de teóricos da História da Educação e da própria fonte histórica que é o Mulherio (1981-1988). A partir dessa leitura, foi adotado o conceito de representação das ideias, descrito por Chartier (1988), para análise dos trechos selecionados dentro da fonte histórica. Foram expostos trechos do jornal que traduzissem o teor do debate que acontecia na década de 1980 no campo de discussão das pautas femininas. A partir da análise das publicações sobre creche foi possível entender que a creche estava diretamente relacionada a compreensão ao direito social da mulher naquele novo momento de reorganização dos papéis sociais.
Abstract: In the 1980s, at the end of the period of the Brazilian military dictatorship and at the beginning of the period of re-democratization, there was an effervescent struggle for social rights and for a structural change in society in the field of domestic life and public life. The objective of this work is to identify, in the pages of the Mulherio newspaper, how children are represented, mainly in relation to the debate on day care, between 1981-1988. This is a work of a historical nature, in which the thinking about day care centers and young children at the time is represented, based on reading the newspaper and with a selection of the previously mentioned themes. This historiographical study was methodologically based on bibliographical research from the reading of theorists of the History of Education and the historical source that is Mulherio (1981-1988). From this reading, the concept of representation of ideas, described by Chartier (1988), was adopted for analysis of selected excerpts within the historical source. Excerpts from the newspaper that translated the content of the debate that took place in the 1980s in the field of discussion of female agendas were exposed. Based on the analysis of publications about day care, it was possible to understand that day care was directly related to the understanding of women's social rights in that new moment of reorganization of social roles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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