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dc.contributor.advisorSilva, Daniela Barros Pontes e-
dc.contributor.authorAmorim, Yasmin Santos de-
dc.identifier.citationAMORIM, Yasmin Santos de. Racismo e branquitude na educação infantil: implicações, consequências e as possibilidades de uma educação antirracista. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo surgiu como uma forma de resistência à educação que eu presencio todos os dias no segmento da Educação Infantil e que vivenciei durante toda a minha trajetória escolar. Senti que deveria me aprofundar nas implicações que a falta de uma educação antiracista pode causar no desenvolvimento de crianças durante o segmento da Educação Infantil. Então, com o objetivo de compreender as estruturas do racismo e o privilégio da branquitude e de que forma afetam o desenvolvimento e a educação das crianças, este artigo parte de uma investigação teórica a sobre racismo, branquitude, criança, educação e desenvolvimento. Num segundo momento, a pesquisa procura por experiências antirracistas e decoloniais em educação para, em seguida, realizar um exercício de análise e reflexão autobiográfica, inspirada no fundamento da Sankofa, buscar desde dentro outros caminhos possíveis para a Infância e a Educação Infantil. Assim, o artigo apresenta além da pesquisa teórico- bibliográfica, um diálogo entre teoria e narrativa autobiográfica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.titleRacismo e branquitude na educação infantil : implicações, consequências e as possibilidades de uma educação antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T15:22:10Z-
dc.date.available2023-06-02T15:22:10Z-
dc.date.submitted2022-09-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35028-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This article is a form of resistance to education that I witness every day in the segment of Early Childhood Education, and that I have experienced throughout my years at school. I felt the need to think about the implications that the lack of anti-racist education can cause in the development of children during the early childhood educational segment. To understand the structures of racism and the white privilege, and how they affect the development and education of children, this article has theoretical research on racism, whiteness, child, education, and development. Then the research looks for anti-racist and decolonial experiences in education, conducts an exercise of analysis, and then an autobiographical reflection inspired by the guiding mark of Sankofa, to seek from within the other possible paths for childhood and early childhood education. The article presents, in addition to theoretical-bibliographic research, a dialogue between theory and autobiographical narrative.pt_BR
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