Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Daniela Barros Pontes e | - |
dc.contributor.author | Amorim, Yasmin Santos de | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Yasmin Santos de. Racismo e branquitude na educação infantil: implicações, consequências e as possibilidades de uma educação antirracista. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo surgiu como uma forma de resistência à educação que eu presencio todos os dias no segmento da Educação Infantil e que vivenciei durante toda a minha trajetória escolar. Senti que deveria me aprofundar nas implicações que a falta de uma educação antiracista pode causar no desenvolvimento de crianças durante o segmento da Educação Infantil. Então, com o objetivo de compreender as estruturas do racismo e o privilégio da branquitude e de que forma afetam o desenvolvimento e a educação das crianças, este artigo parte de uma investigação teórica a sobre racismo, branquitude, criança, educação e desenvolvimento. Num segundo momento, a pesquisa procura por experiências antirracistas e decoloniais em educação para, em seguida, realizar um exercício de análise e reflexão autobiográfica, inspirada no fundamento da Sankofa, buscar desde dentro outros caminhos possíveis para a Infância e a Educação Infantil. Assim, o artigo apresenta além da pesquisa teórico- bibliográfica, um diálogo entre teoria e narrativa autobiográfica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Racismo e branquitude na educação infantil : implicações, consequências e as possibilidades de uma educação antirracista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T15:22:10Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T15:22:10Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35028 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is a form of resistance to education that I witness every day in the segment of Early Childhood Education, and that I have experienced throughout my years at school. I felt the need to think about the implications that the lack of anti-racist education can cause in the development of children during the early childhood educational segment. To understand the structures of racism and the white privilege, and how they affect the development and education of children, this article has theoretical research on racism, whiteness, child, education, and development. Then the research looks for anti-racist and decolonial experiences in education, conducts an exercise of analysis, and then an autobiographical reflection inspired by the guiding mark of Sankofa, to seek from within the other possible paths for childhood and early childhood education. The article presents, in addition to theoretical-bibliographic research, a dialogue between theory and autobiographical narrative. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|