Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RebeccaDeAndradeMartinsBarbosa_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKuchenbecker, Liège Gemelli-
dc.contributor.authorBarbosa, Rebecca de Andrade Martins-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rebecca de Andrade Martins. A educação de surdos durante a pandemia. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo tem como intuito de estudar a aprendizagem dos alunos surdos de modo geral e principalmente durante a pandemia de COVID 19 em 2020 e 2021. Levando em consideração a delicadeza que este momento trouxe para a educação, com ênfase nos alunos surdos. A pergunta central é como se deu a aprendizagem dos alunos surdos durante a pandemia em uma escola do DF? Enquanto o objetivo geral é compreender o ensino e aprendizagem dos surdos durante a pandemia. Já os objetivos específicos são Compreender o processo de ensino- aprendizagem dos surdos em uma escola pública do DF durante a pandemia e analisar as observações durante a prática de estágio obrigatório durante a pandemia. Para tal utilizei uma pesquisa de caráter qualitativo, primeiramente fazendo um estudo bibliográfico do livro Cultura Surda e Libras de Maura Corcini Lopes e colaboradores. Posteriormente fiz uma análise do Projeto Politico Pedagógico da escola em que realize o estágio obrigatório e também análise da entrevista feita com uma professora da escola. Obtendo como resultado uma análise entre teoria e prática, observando detalhadamente os elos entre o PPP, a entrevista e os teóricos aqui fundamentados, refletindo então sobre os ganhos e perdas na educação de surdos durante o contexto pandêmico bem como se deu suas aprendizagens nesse periodo. Finalizando com as considerações finais que refletem sobre a educação de surdos de modo geral e também os impactos da pandemia nessa educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.titleA educação de surdos durante a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T15:14:51Z-
dc.date.available2023-06-02T15:14:51Z-
dc.date.submitted2022-09-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35026-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.