Título: | As necessidades formativas dos gestores escolares para práticas democráticas no ensino público no Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Raquel Marcília |
Orientador(es): | Costa, Ana Sheila Fernandes |
Assunto: | Gestor escolar Gestão escolar democrática Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 2-Jun-2023 |
Referência: | SILVA, Raquel Marcília. As necessidades formativas dos gestores escolares para práticas democráticas no ensino público no Distrito Federal. 2022. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso compõe um recorte da pesquisa intitulada 4 Formação Continuada de Gestores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, financiada pela Fundação de Apoio a Pesquisas do Distrito Federal (FAP-DF), que objetiva investigar a formação continuada dos gestores escolares da rede pública do Distrito Federal, no ámbito das necessidades formativas e no marco da gestão democrática no DF. Este estudo objetiva, portanto, analisar as necessidades formativas dos gestores escolares do DF, considerando que tenham realizado pelo menos uma das formações oferecidas pela EAPE/SEDF entre 2012 e 2018. Especificamente, objetivamos: i) analisar o perfil dos diretores e vice-diretores; ii) investigar se os cursos ofertados pela EAPE/SEEDF se articulam às necessidades formativas dos gestores; iii) levantar as necessidades formativas dos diretores para a sua atuação na gestão democrática. Para o alcance dos objetivos, adotamos a abordagem metodológica qualitativa, através da aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas, aos gestores escolares das Coordenações regionais de: Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Guará, Brazlândia, Santa Maria e Núcleo Bandeirante. Os resultados indicam que, em sintese, as formações oferecidas pela EAPE/SEDF estavam vinculadas às necessidades de formação dos gestores, em especial nos aspectos da compreensão da concepção de gestão democrática e aspectos da organização do trabalho da escola; no entanto, os gestores consideram. necessário o oferecimento de uma abordagem mais profunda em mecanismos financeiros da gestão, como mecanismos e legislações para prestação de contas na gestão e aspectos administrativos e pedagógicos da gestão. Também observamos a necessidade de abordagens mais vinculadas à realidade e ao cotidiano dos gestores na atuação na escola. Os resultados demonstram que a gestão escolar, apesar de possuir um caráter democrático, ainda tem sido pressionada pela produção de resultados, o que gera a necessidade por parte dos gestores de compreensões de caráter gerencialista na gestão. Diante disso, é necessário que se desenvolva uma formação relacionada com as necessidades de desenvolvimento dos gestores no sentido critico, para construção de uma gestão embasada no desenvolvimento coletivo. |
Abstract: | This present course conclusion work is part of the research entitled 4 Continuing Formation of Managers of the Public Education Network of the Federal District, financed by the Foundation for Research Support of the Federal District (FAP-DF), which aims to investigate the continued formation of managers public school students in the Federal District, within the scope of training needs and within the framework of democratic management in the DF. This study aims, therefore, to analyze the training needs of school managers in the DF, considering that they have completed at least one of the training courses offered by EAPE/SEDF between 2012 and 2018. Specifically, we aim to: i) analyze the profile of principals and deputy principals ; ii) investigate whether the courses offered by EAPE/SEEDF are articulated with the training needs of managers; iii) raise the educational needs of directors for their performance in democratic management. In order to reach the objectives, we adopted a qualitative methodological approach, through the application of questionnaires, with open and closed questions, to the school managers of the regional Coordinations of: Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Guará, Brazlândia, Santa Maria and Núcleo Bandeirante. The results indicate that, in summary, the training offered by EAPE/SEDF was linked to the training needs of managers, especially in terms of understanding the concept of democratic management and aspects of the organization of school work; however, managers consider. It is necessary to offer a deeper approach to financial management mechanisms, such as mechanisms and legislation for accountability in management and administrative and pedagogical aspects of management. We also observed the need for approaches that are more linked to the reality and daily life of managers in their work at school. The results show that school management, despite having a democratic character, has still been pressured by the production of results, which generates the need on the part of managers for managerial understandings in management. In view of this, it is necessary to develop training related to the development needs of managers in a critical sense, in order to build a management based on collective development. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.