Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Alves, Rayhana Linhares Arruda | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Rayhana Linhares Arruda. Ludicidade no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil. 2022. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O atual trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia tem como intuito apresentar o estudo da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da criança da educação infantil. Para isso, foi produzida uma investigação na educação de modo geral, e, principalmente, na Educação Infantil, que propõe os jogos e as brincadeiras como potentes veículos de aprendizagem experiencial, visto que permitem, através do lúdico, vivenciar essa aprendizagem como processo social. A prática do brincar é possivel ser acompanhada livre de tempo, espaço. ou instrumento e proporciona que o educando crie, recrie, invente e use sua imaginação, transformando o ambiente escolar em um local cativante. A problemática abordada foi definida com o objetivo geral que possuiu como motivo a reflexão sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, no ponto de vista lúdico, no procedimento de ensino aprendizagem do aprendiz da educação infantil. Os objetivos específicos foram determinados visando um aprendizado bibliográfico sobre a dimensão dos jogos e das brincadeiras na perspectiva lúdica, para a educação infantil; identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil, o processo de ensino aprendizagem de forma lúdica e observar o papel do professor em ligação aos seus jogos e suas brincadeiras. Para a execução do trabalho, extraíram-se conhecimentos de autores que já abordaram o tema e na intenção de considerar, igualmente, a intervenção do professor por intermédio do lúdico de forma que ensina a criança sem imposição e exigência, fazendo com que a aprendizagem seja mais aprazível. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Ludicidade no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T14:57:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T14:57:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35024 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current work of conclusion of the graduation course in Pedagogy aims to present the study of playfulness in the teaching-learning process of children in early childhood education. For this, an investigation was carried out in education in general, and especially in Early Childhood Education, which proposes games and plays as powerful vehicles for experiential learning, since they allow, through play, to experience this learning as a social process. The practice of playing is possible to be accompanied free of time, space or instrument and allows the student to create, recreate, invent and use their imagination, transforming the school environment into a captivating place. The problem addressed was defined with the general objective that had as a motive the reflection on the importance of games and games, in the ludic point of view, in the teaching-learning procedure of the early childhood education apprentice. The specific objectives were determined aiming at a bibliographic learning about the dimension of games and games in the ludic perspective, for early childhood education; identify the benefits of recreational activities in early childhood education, the teaching-learning process in a playful way and observe the teacher's role in connection with their games and their games. For the execution of the work, knowledge was extracted from authors who have already addressed the theme and with the intention of also considering the teacher's intervention through play in a way that teaches the child without imposition and demand, making learning more pleasant. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|